Boas Vindas
Sejam bem-vindos,

Você encontrará neste blog registros da 1ª Missão Técnica Estadual do Varejo em Curitiba, que se realizou no período de 23 a 25 de agosto de 2009, pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio/PR.

Esta ação faz parte do Programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade, que tem como objetivo fortalecer e melhorar o comércio no Paraná.

Ao percorrer este Blog, será possível acessar notícias, registros das empresas visitadas, e deixar comentários.

A Missão, organizada pelos consultores Walderes Bello e Edison Charavara, gestores do Projeto de Varejo da Regional Centro-Sul do Sebrae/PR.

Acompanham esta Missão 17 empresários dos diversos segmentos do varejo das cidades de Canoínhas, Umuarama, Prudentópolis, Guarapuava e Curitiba, juntamente com representantes da Fecomércio/PR.

Por Edison Charavara

Dia 24 – segunda-feira – Primeiro dia de Aprendizado

Iniciando o dia das visitas, fomos recebidos pela Sra. Ana na Xiquita Modas, que nos falou sobre a prática do planejamento estratégico para definirem novas idéias e diferenciais de mercado, também sobre estratégia do Showroom de fornecedores num processo de compras utilizando as informações dos clientes e envolvendo os vendedores na decisão de compra.

Em seguida, na Casa das Cuecas, no Barigui Park Shopping, o jovem empresário André e sua esposa Juliana, nos deram uma aula sobre os tipos de produtos, suas inovações e tecnologia bem como, a estratégia da empresa focada no conforto do homem, no bem estar de seu ambiente e sobre o treinamento de equipe como diferencial de vendas. Ainda no Shopping, fizemos uma análise prática sobre Vitrines em algumas lojas do shopping.

Na empresa PET SPA, fomos recebidos pelo casal João e Angelina que nos mostraram os serviços que oferecem como creche, fisioterapia, ofurô, acupuntura e os clientes podem acompanhar pela internet o atendimento aos seus animais de estimação.

Na sequência, fomos recebidos pela Gianna e seus pais na GEOPARTS, loja de autopeças focada nas linhas francesas Renault, Peugeot e Citroën dentro de um novo conceito de loja de autopeças, com estratégia de venda virtual por telefone e MSN na sua maioria.

No Restaurante Quintana a Gabriela apresentou um modelo diferenciado de restaurante por se tratar da harmonia entre a gastronomia e a literatura num ambiente cultural agradável.
Para finalizar o dia de trabalho, jantamos no Restaurante Madalosso, e fomos agraciados com a apresentação da encantadora D. Flora Bertoldi Madalosso, que narrou sobre uma história de muito trabalho, Busca de oportunidades e fazendo valer o princípio fundamental da família que é a honestidade.

Xiquita Modas

É uma empresa familiar que foi planejada para atender a moda bebê e infantil desde o recém-nascido até os 14/16 anos, considerando a localização no centro de Curitiba e pesquisando qual o público do centro. Segundo a Sra. Ana, o planejamento estratégico é sempre praticado na empresa para possibilitar a busca de novas ideias para se diferenciarem no mercado através de campanhas publicitárias e promocionais se utilizando de agência de publicidade que ajuda a criar formas e estratégias de atuação.

Para a realização de campanhas promocionais é comprada uma amostra antecipada de produtos conforme a data comemorativa e se analisa a aceitação pelo mercado, sobre os produtos que mais giraram é realizada a compra maior para a promoção em si.

A realização de mídia é focada em cada público alvo de cada loja da rede considerando que, 80% do público da Xiquita modas da Praça Tiradentes assistem à TV de sinal aberto. Outra prática interessante é o Showroom de fornecedores, que possibilita a escolha de produtos de forma concentrada, atentando para as informações do comportamento dos clientes e da opinião de vendedores escolhidos para auxiliar na decisão de compra do grupo.

Casa das Cuecas

Na Casa das Cuecas, o jovem empresário André e sua esposa Juliana, nos deram uma aula sobre os tipos de produtos, suas inovações e tecnologia em tecidos e qualidade do produto bem como, a estratégia da empresa focada no segmento masculino considerando o conforto do homem no bem estar de seu ambiente definido como “Sleepware” – Cuecas, pijamas para o homem dormir se sentindo bem e “Homeware” – Roupas para o homem se sentir bem em seu ambiente, em sua casa.

Outro detalhe importante é a importância dada à qualidade e dedicação no atendimento ao cliente, sendo aprimorado pela forma de treinamento de equipe, que se reúne para discutir e internalizar os benefícios dos produtos, principalmente dos lançamentos, como diferencial de vendas, considerando os tipos de cliente que se formam em 70% sendo feminino que compram para seus companheiros. André define que “para buscar um diferencial de mercado, deve-se investir na inovação e no fortalecimento da marca”.

Pet SPA

Fomos recebidos pelo casal João e Angelina que adquiriram a empresa PET SPA recentemente e estão incrementando os serviços relacionados ao tratamento, cuidados, beleza, conforto e bem-estar dos animais de estimação de seus clientes que se definem nas classes A e B. A empresa oferece creche, fisioterapia, ofurô, acupuntura e os clientes podem acompanhar pela internet o atendimento aos seus animais de estimação, através de quatro câmaras instaladas na empresa.

O casal de empresários se preocupa em pesquisar os clientes para conhecer melhor o seu mercado e concorrência, buscam diferenciais nos produtos para um público seleto e procuram fidelizar o cliente pela qualidade dos serviços e produtos.

Geoparts

Fomos recebidos pela Gianna e seus pais na GEOPARTS, que é uma loja de autopeças focada nas linhas de automóveis franceses Renault, Peugeot e Citroën. Planejada num modelo inovador que se diferencia do modelo tradicional de lojas de autopeças. Com lay out diferenciado, não existindo balcão de atendimento, a empresa instalou uma linha de mesas de trabalho para atendimento e venda aos clientes pelo telefone e MSN na proporção de 80% das vendas totais e outra linha mesas para a área administrativa. O estoque é organizado na parte de trás da loja, com sistema informatizado, desenvolvido pelo próprio pai, que possibilita eficiência no seu gerenciamento.

Gianna demonstrou como um dos diferenciais a realização de palestras técnicas aos clientes, através de parcerias com fornecedores, para agregação de valor aos seus produtos bem como, visitas técnicas a algumas unidades fabris para agregar valor à qualidade dos produtos que comercializam. Como responsabilidade Social, a GEOPARTS apoia o Movimento Recriança, que cuida de aproximadamente 40 crianças carentes na região de Bateias em Campo Largo. Ao final da visita o grupo foi convidado para um coquetel e cada um recebeu um brinde personalizado, todos se encantaram com a qualidade no atendimento.

Restaurante Quintana

No Restaurante Quintana, fomos recebidos pela Gabriela que definiu o surgimento do Restaurante em três paixões: Paixão pela gastronomia, paixão pela literatura e paixão pelo poeta Mário Quintana então, juntamente com seu sócio, o jornalista Rogério Pereira criaram o Quintana, restaurante focado na arte literária e gastronômica como forma de expressão do prazer em se alimentar com pratos bem elaborados, equilibrados com produtos de qualidade e também orgânicos, aliados ao prazer da poesia, da música e da leitura.

Gabriela se preocupa com o investimento na qualidade da equipe que cada vez mais se afina ao conceito da casa. O restaurante também empresta livros aos clientes cadastrados especificamente. O Quintana não é apenas um restaurante, é um espaço que promove o prazer da arte gastronômica e cultural e da permanência do cliente que pode ler, estudar, pesquisar e se sentir no ambiente. Gabriela define que a sua realização corresponde à realização dos seus parceiros e colaboradores.

Restaurante Madalosso

  1. Flora administra todo o Restaurante Madalosso como muita energia, paixão e determinação demonstrando a história da família com muito trabalho, busca de oportunidades e preservando a honestidade valor este que, define com fundamental em sua família e transmite aos funcionários. O Madalosso, como exemplo, consome 54 ton. de frango por mês, são 62 pessoas trabalhando em escalas somente na cozinha, 110 garçons e nos domingos chegam a servir entre 2.800 e 3.000 pessoas. D. Flora e família prezam por zelar pelo nome, pela marca.

Depoimentos:

– Leandro – Simone Modas

“Todas as empresas visitadas estão focando em detalhes, todas estão dando muita atenção, muita ênfase e valorizam cada detalhe e tudo isto reverte na qualidade final e o cliente percebe”.

– Claudinei – Loja Lookão confecções

“Todo mundo está oferecendo alguma coisa além daquilo que seria o tradicional no comércio e estas realmente é que estão conseguindo ter alguma fidelidade dos clientes e a gente acha que não tem muita coisa para mudar na nossa empresa, mas sempre tem”.

Dia 25 – Terça-feira – Segundo dia de Aprendizado

Iniciamos o segundo dia da missão, na Padaria Família Farinha, que Sr. Adelino enfatiza que é uma legítima Padaria e que o lema é fazer o que é o certo com muita qualidade e carinho, elaborando produtos com matéria prima natural, não nociva à saúde de seus clientes.

Em seguida, visitamos a Chá & Arte, loja de elevada complexidade no atendimento, prezando pela fidelização dos clientes e sendo inovadora em produto e embalagens como diferenciais de mercado.

Fomos recepcionados na Fecomércio, pelo Sr. Paikan e em seguida o pelo Sr. Piana, Presidente da Fecomércio e sua diretoria do Sistema SESC e SENAC, que nos fez uma preleção demonstrando o importante papel do Sistema Fecomércio – SESC e SENAC, em parceria com o SEBRAE na realização de ações e projetos em benefício das empresas.

Já se aproximando o horário de almoço, fomos à K F Boutique de Carnes. Conversamos com o Edson, proprietário, que nos mostrou sua experiência de vida se especializando em carnes e cortes, investindo numa forma inovadora no conceito de carnes, cortes, assados e eventos, rompendo o paradigma de açougue tradicional e prezando pelo design na apresentação dos produtos. Edson nos mostrou ainda a K F Eventos, seu segundo empreendimento e fomos almoçar na K F Grill, a convite do Edson que segundo ele, fecha o ciclo de necessidades dos tipos de clientes que buscam os produtos e serviços da K F.

Como última visita empresarial do dia, fomos à Barbearia Clube, um empreendimento pesquisado e planejado pela Sra. Meire exclusivamente para os homens, que buscam seu espaço para o seu tratamento visual, respeitando seu estilo e necessidades, com produtos e serviços característicos de uma barbearia, mas de forma reinventada em estilo moderno.

Padaria Família Farinha

O Sr. Adelino Farinha (é isto mesmo, seu sobrenome é Farinha) conta que iniciou sua experiência na panificação quando tinha 15 anos, trabalhando na Padaria de sua mãe, em 1975, no interior de São Paulo.

Iniciou a sua padaria em Curitiba no ano de 1992 e veio melhorando sua experiência e desempenho até chegar a um ponto além do que foi planejado.

Depois de trabalhar muito na prática, percebeu a necessidade de se adquirir conhecimento mais científico, acadêmico e tecnológico, para consolidar o empreendimento com isto, compraram um primeiro livro que trata sobre lojas de varejo na Europa e empreenderam viagens para pesquisar outras experiências em todo o Brasil, visitando lojas que agregassem novas ideias inclusivo nos Estados Unidos e perceberam que estavam na rota certa, definindo que é muito importante “posicionar o seu negócio no mercado em relação aos seus concorrentes” e que “cada padaria deve ter a sua vocação”, uma não é igual a outra.

A família se acostumou a fazer muita pesquisa com leituras observações e internet. Envolvem os filhos nas tarefas operacionais como aprendizado do negócio e não vendem produtos que possam ser nocivos à saúde das pessoas.

Chá & Arte

Na Chá & Arte, fomos recebidos pelo Arivair enquanto sua esposa Sra. Marilda, fitoterapeuta, atendia os clientes que chegavam na loja. Uma pequena loja, muito bem arrumada e adequada ao estilo do negócio.

Arivair nos conta que investem conhecimento nos materiais das embalagens que sejam adequadas para a qualidade e preservação dos tipos de produtos bem como, buscando inovação no design das embalagens e produtos. O relacionamento com o cliente é uma prática constante na loja e elaboraram de forma simples e prática o cadastramento dos clientes que recebem um cartãozinho para acumulação de carimbinhos no ato das compras e concorrem a brindes da loja.

Os produtos adquiridos dos fornecedores são rigorosamente selecionados. Um diferencial da empresa é a criação de novos produtos adequados ao mercado. Uma constante na loja é a busca de parcerias para a promoção e vendas dos produtos junto a grupos artísticos de teatro e música, criam e elaboram brindes com produtos naturais para as empresas que demonstram cada vez mais a procura por estes produtos.

Fecomércio

Fomos recepcionados na Fecomércio, pelo Sr. Paikan e em seguida pelo Sr. Piana, Presidente da Fecomércio e sua diretoria do Sistema SESC e SENAC, que nos fez uma preleção demonstrando o importante papel do Sistema Fecomércio – SESC e SENAC, em parceria com o SEBRAE na realização de ações e projetos em benefício das empresas, seus dirigentes e funcionários, bem como reforçando a necessidade das empresas se organizarem, em torno de instituições fortes e representativas, para enfrentarem novos tempos de mudanças legais, fiscais, contábeis, tributárias e conjunturais que deverão mexer na forma de administração das empresas.

K F Carnes – Eventos – Grill

Já no horário de almoço, fomos recebidos pelo Edson, na K F Boutique de Carnes. Edson nos mostrou o novo conceito de açougue que desenvolveu a partir de sua experiência de vida negociando carnes e se especializando em tipos e cortes de carnes.

Esta primeira loja nasceu pequenina e foi crescendo sem muito planejamento arquitetônico até chegar a um ponto que foi necessário contratar profissional arquiteto para definir a estrutura necessária e adequação do layout, se definindo então um espaço mais agradável.

Edson apresenta uma visão de futuro muito bem focada e de longo prazo prezando pela experiência em carnes. Sua constância é a agregação de valor ao produto com diferenciais de cortes e tipos de carnes prezando pela qualidade dos produtos, design das embalagens e cortes, exposição bem elaborada com detalhes de arranjos de temperos na arrumação, bem como a demonstração de carinho com que o produto é tratado e elaborado para o cliente transmitindo confiança na qualidade dos produtos.

Edson valoriza muito a equipe de trabalho e investe na sua capacitação, porque o mercado não oferece este tipo de competência. Outro empreendimento planejado é a escola especializada em cortes de carnes, estruturada no conhecimento sobre cada tipo de animal.

Na sequência, fomos até a segunda empresa, a K F Eventos onde percebemos a organização e logística dos materiais utilizados nos eventos contratados. Por fim, Edson ofereceu um almoço na K F Grill, churrascaria que alia a qualidade da K F Carnes com o atendimento da K F Eventos utilizando todo o conhecimento e a experiência adquiridos em todos estes anos.

Barbearia Clube

Meire trabalhava numa empresa de cosméticos e percebeu que a partir de 2005 começaram a surgir produtos para os homens. Saindo da empresa, contratou a mesma agência de publicidade que atendia esta empresa e começou a elaborar uma pesquisa mais aprofundada para entender este mercado masculino.

Depois de muito estudo, elaborou um Plano de Negócio para analisar a viabilidade de empreender na reinvenção da barbearia, prevendo o tipo de ambiente como um espaço exclusivamente para os homens que é decorado como se fosse um bar de happy hour, com poltronas, mesa de bar de madeira, geladeira com cervejas diversas, máquina de café expresso, whisky, tv de plasma.

A forma de comunicação também foi muito bem elaborada para conquistar este mercado, e cair nas graças das mulheres, para que não fosse mal interpretado pelas pessoas. Meire, está sempre pesquisando novas informações, produtos e novos conhecimentos que agreguem valor aos serviços oferecidos e reforçando o foco da barbearia.

Para atender as exigências específicas de cada tipo de clientes, ela elabora novas formas de atendimento a exemplo do Dia de Rei, serviço que atende a arrumação do noivo para o casamento inclusive com atendimento aos padrinhos e amigos. Este serviço foi criado a pedido das próprias mulheres. O que fora projetado para atender um público de idade entre as faixas de 40 e 60 anos, agora está atendendo a jovens meninos e crianças que os pais levam para cortar o cabelo.

Com 1 ano e meio de experiência, a Barbearia Clube já implantou a primeira franquia no Alto da Glória, em Curitiba e já está sendo assediada para novas franquias no Rio de Janeiro. É um negócio bem projetado para um foco bem definido, reinventando um negócio já quase extinto.

Workshop de aprendizado

Ao final de cada dia de visitas, realizamos um workshop com grupo, no Hotel, com o objetivo de fechar o ciclo de aprendizado do dia, provocando discussões sobre os exemplos encontrados em cada loja visitada. Este momento contribui para que cada participante solidifique os conceitos de qualidade no atendimento, inovação, relacionamento, fidelização, design, tecnologia, foco num mercado, capacitação da equipe, adequação da estrutura física da loja, contratação de serviços profissionais além da necessidade de profissionalismo empresarial e muitos outros aprendizados manifestados. Ainda ao final do último dia, cada um elabora um Plano de Ação básico com o objetivo de iniciar ou incrementar um ciclo de mudanças em suas lojas.

Feliz Natal
Chegamos a mais um final de ano. Um ano cheio de tantas coisas que acabou ficando pequeno e rápido. Passou rápido, mas não podemos esquecer a saudade dos participantes e empresas visitadas.
Muitos lojistas participaram das Missões Técnicas de Curitiba, São Paulo e Orlando (EUA), dos Projetos de Varejo Mais, Varejo Mais Fase 2, Varejo Mais em Ação, Projeto do Paço Municipal de Curitiba e MBA de Gestão do Varejo, e agora se concluem todos os trabalhos deste ano, com empresas premiadas e muitos resultados obtidos. Sabemos que todos nós aprendemos algo a mais, estamos um pouco melhor preparados para enfrentar os desafios do ano vindouro, de novos tempos de varejo, de novas necessidades dos consumidores. Por certo, nos provoca um novo sentimento de desafio e renovação de objetivos.
Desejamos a todos os empresários participantes da Missão Técnica de Curitiba e todos que acessarem o nosso blog, um Feliz Natal e que o ano de 2010 seja de muitas vendas e novas conquistas.

 

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