O que devemos medir no marketing para identificarmos se estamos no caminho certo?

O marketing sempre foi muito criticado, pois seus resultados muitas vezes eram subjetivos e difíceis de serem medidos. O mundo está cada vez mais lógico e racional e o marketing também teve que mudar para atender estas expectativas. Neste post quero passar os principais indicadores de marketing para uma micro e pequena empresa.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Uma métrica permite um resultado ser expresso em números e explicar fenômenos, diagnosticar o que está acontecendo e analisar tendências. Como uma métrica isolada pode levar ao engano é recomendável que seja analisado um conjunto de resultados. Destaco as principais:

Participação de mercado – receita de sua empresa comparada com a receita total do mercado.

Hábitos de compra – frequência e quantidade normalmente comprada.

Satisfação do cliente – o quanto as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.

Disposição para recomendar – quantos clientes recomendariam a sua empresa.

Vendas básicas – total de vendas sem promoções.

Vendas incrementais – vendas realizadas a mais, acrescidas pela ação promocional.

Desconto médio – o quanto sua equipe de vendas concedeu de descontos em comparação a tabela de preços “cheia”.

Nº de clientes – número de clientes que compram em um determinado período.

Recência – período de tempo entre uma compra e outra.

Experimentação – quantidade de clientes novos.

Ponto de equilíbrio – venda mínima para cobrir todos os custos.

Retorno sobre as vendas – lucro líquido como porcentagem da receita de vendas.

Retorno sobre o investimento – lucro líquidos sobre os investimentos necessários para gerar lucro.

Quais destes indicadores você já analisa?

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast