Se você vai assistir algum jogo da Copa do Mundo de Futebol em um dos estádios e deseja aparecer no telão ou na transmissão da TV então precisa saber o que é marketing de emboscada. Mesmo que não tenha este interesse conheça as vantagens e problemas que sua empresa pode ter com uma estratégia como essa

O marketing de emboscada nada mais é que divulgar sua marca em uma mídia, principalmente a TV, sem que o canal tenha permitido. Isso significa aparecer na mídia de forma gratuita e involuntária. O marketing de emboscada é polêmico e muitas vezes antiético.

Nesta Copa a FIFA tomou todas as providências para que marcas concorrentes dos patrocinadores do Torneio ou mesmo outras marcas não se aproveitem a grande exposição proporcionada pela competição. No entorno dos estádios todos os outdoors e comércios estão com as marcas dos patrocinadores. Dentro do estádio apenas marcas que também estão anunciando na TV são expostas. A FIFA também faz um apelo aos torcedores que compraram ingressos pedindo que evitem roupas promocionais e com marcas.

Mesmo com todos estes cuidados flagrei na cobertura dos jogos da Copa, empresas que patrocinam times de futebol aqui no Brasil e que tem a marca exposta no Uniforme, aparecendo em destaque quando as câmeras passaram pelos Torcedores. Neste caso é involuntário e sem a intenção explicita de colocar a marca dentro do estádio, é uma ação movida pela paixão do torcedor pelo time, mesmo que a intenção de patrocinar um time seja expor a marca.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

O patrocínio de atletas ou empresas que “emprestam” seu nome a times ou espaços culturais, flertam com o marketing de emboscada o tempo todo. São estratégias aceitas no mercado, mas nem por isso tem sua vida facilitada pelas mídias que cobrem os eventos.

Bom… se ao ler este post surgiu a ideia de expor a marca de sua empresa mundialmente em um jogo da Copa saiba que as possibilidades são mínimas. Já ao contrario se deseja aparecer no telão do estádio ou na TV evite marcas, seja criativo e divirta-se.

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast