Muitas empresas assumiram um papel de responsáveis socialmente pois perceberam que poderia representar este status de organizadoras e disseminadoras desta cultura.
Esta tendência surge na década de 70 e ganha força na década seguinte quando identificamos que se não nos mobilizarmos para preservar os recursos naturais do planeta logo teremos um caos.

A população mundial começa a perceber que enquanto continuarmos consumindo produtos que podem prejudicar a natureza e o meio ambiente as empresas continuarão produzindo. Uma mudança de mentalidade do consumidor está em curso e começamos a entender que se deixarmos de consumir determinados produtos forçaremos as empresas a mudarem também. Isso fez com que muitas empresas já revisassem seus processos produtivos e toda sua linha de produtos.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 


Como as empresas são representações das necessidades e interesses da sociedade elas tendem a mudar seus focos acompanhando o mercado. A utilização de embalagens recicláveis ou até a redução de embalagens, recolhimento do lixo produzido pelo produto vendido, utilização de matéria prima certificada já são preocupações de boa parte das empresas.

Em estudos realizados já se constatou que a população mundial consome 23% a mais que a capacidade de regeneração da natureza, isso significa que logo não teremos mais recursos naturais para mantermos as produções em larga escala da indústria. E por esta razão vários países já criaram leis para regulamentar esta relação natureza e consumo.

Empresas que não se preocuparem com isso terão suas imagens e consequentemente suas marcas ameaçadas. Quem não perceber que o consumidor está mais consciente social e ecologicamente estará assinando seu fechamento.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast