Para que uma empresa seja inovadora tem que haver impacto positivo no lucro dela, o mercado consumidor é quem dita esta regra de inovação. A inovação tem seus fundamentos em métodos, processos e tecnologias para que seja produzido um bem ou um serviço reconhecidamente inovador, assim não basta uma empresa dizer que é inovadora tem que ser reconhecido pelo cliente como tal.

Quando uma empresa lança um produto novo no mercado, ainda que tenha sido concedida a patente, isto não significa que a empresa inovou. É preciso que o cliente, que venha a consumir este produto, reconheça isso e pague o valor desta inovação.

Quando uma empresa implanta um novo método de produção ou de distribuição, ou simplesmente os melhora aí nesta situação está ocorrendo inovação na melhora da viabilização do processo de fabricação e distribuição dos produtos da empresa, permitindo redução de custos de produção, melhoria na logística e na qualidade facilitando a entrega de valor ao cliente.

Quando a empresa resolve implantar um novo plano para alterar significativamente seus produtos, a exemplo de uma nova identidade visual com uma nova embalagem etc. ou estabelecer novas formas de comercialização tais como promoção ou uma nova abordagem de cliente, essas mudanças têm o objetivo de abrir novos mercados, melhorar o atendimento aos consumidores e aumentar as vendas de produtos novos ou já existentes. Isso significa que está acontecendo inovação no modelo de marketing da empresa.

Quando as empresas reorganizam suas atividades administrativas e gerenciais, implantando uma forma ou método de gestão com novas rotinas e procedimentos, sistemas de produção mais limpos ou enxutos, ou estabelecendo parcerias ou alianças estratégicas nas relações externas da empresa, por exemplo, com entidades do mesmo setor, fornecedores e clientes, universidades e institutos de pesquisas. Trata-se de inovação organizacional que trará indiretamente mais lucratividade.

Enfim tem que haver “ganho” comercial nas relações empresariais independentemente do tipo de inovação que venha a ser adotada. Devendo ser irrefutável, para a empresa inovar, a obtenção do aumento de vendas, mais rentabilidade, redução de custos, aumento do portfólio de produtos, diversificação de mercado e mais competitividade. Atenção se foi implantada algumas dessas inovações, mas, não houve entrada de dinheiro novo na empresa, não ocorreu inovação.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast