Chegamos ao final de mais um ano. E que ano! Para muitos foi um ano sofrido, confuso, baixa nas vendas e pior ainda, baixa nas margens sobre vendas.

Você sabe avaliar como foi o seu resultado?

Aí vai algumas dicas.

Primeiramente. A sobra ou falta de dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro ou prejuízo – tudo depende de como você administrou seu fluxo de caixa, como você tratou seus estoques e suas vendas, como você investiu seu dinheiro, como foi sua liquidez nas vendas, etc.

  • SOBRA DE DINHEIRO EM CAIXA:

1. Se suas contas estão todas em dia;

2. Se não houve injeção de capital – através de empréstimos ou aportes de sócios – que resulte nessa sobra;

3. Se você não vendeu bens da empresa que também resulte nessa sobra.

  • Pode ser um grande indicativo de que houve lucro!

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

  • FALTA DE DINHEIRO EM CAIXA:

Se tem falta de dinheiro em caixa, mas, por outro lado a empresa:
* Fez investimentos na empresa, algo do tipo: ampliação, novas unidades, novos equipamentos, novos veículos, etc;
* Tem um grande índice de devedores atrasados;
* Pagou contas de anos anteriores.

  • Pode ser um grande indicativo de que houve lucro!

Se tem falta de dinheiro em caixa, porque:

* O ano ruim não permitiu vender tanto quanto o planejado;
* Ao participar de um mercado competitivo ocorreu queda nas suas margens e nos seus volumes de vendas;

Pode ser um indicativo de que HOUVE PREJUÍZO!

Apenas um alerta: “Não avalie seu crescimento olhando simplesmente os aspectos físicos: veículos novos, prédio novo, máquinas novas, etc. Se estes bens estiverem financiados esse indicador de sucesso pode ser falso!

Para chegar em uma apuração dos resultados da sua empresa é fácil. Mas se precisar de ajuda para elaborar uma análise de resultados, procure por um profissional especializado ou faça você mesmo. O Sebrae tem um curso que dentre outros controles financeiros, te habilita a elaborar as análises de resultado da sua empresa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast