Eis uma prática que se tornou tradição em todas as empresas que vendem seus produtos de época!

Nalguns casos já tardia, noutras é o momento perfeito para iniciar a prática das liquidações para garantir que NADA restará nos estoques ao final da estação.

É a tradicional liquidação de fim de estação… no caso da região sul do Brasil, da liquidação de verão promovida por todas as empresas que são gerenciadas de maneira estratégica e que, portanto, necessitam zerar seus estoques para evitar prejuízos.

A principal razão desta prática é que tradicionalmente iniciam-se a gradual troca de mercadorias de verão por outras da nova estação. Essa prática é muito comum, por exemplo, nos setores de vestuário (roupas, calçados e artigos de cama), eletrodomésticos (ventiladores e condicionadores de ar), alimentos e muitos outros para não permitir que estoques comprados para venda desta estação permaneçam indefinidamente nos estoques, sendo deixado de lado pelo interesse dos consumidores e daí caindo em desuso porque: a moda mudou, a tecnologia trouxe novas e modernas opções, as tendências das cores são outras…

Para isso é muito importante “promover” as liquidações para que sejam expressivamente aceitas pelos consumidores a tal ponto de “provocar disputa” pelas mercadorias.

E o que se ganha com isso, especialmente porque liquidação significa vender com descontos, diminuindo a margem de lucratividade?

Ganha-se sobremaneira com:

  • a bem provável conquista de novos clientes
  • a diminuição dos estoques físicos
  • a diminuição dos estoques financeiros
  • a redução das áreas para estoques
  • a redução dos desperdícios por quebras, obsolescência, mudança de moda, mudança de cor, prazos de validade, tecnologia…
  • a redução do contas a pagar
  • o aumento do fluxo de caixa
  • a redução da necessidade de capital de giro
  • a redução do custo fixo
  • o aumento do lucro

Para que estes resultados sejam obtidos é imperativo que seja uma ação estratégica e conjunta de marketing, vendas, estoques e finanças.

Então? Já pensou no momento certo para a liquidação de seus estoques?

 

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast