Vender o que é demandado ao invés de vender o que é fabricado. Muito empresários começam um negócio com esta lógica inversa, ou seja, tem uma ideia primeiro e depois tentam encontrar alguém que queira comprar o produto.

A pesquisa de mercado é fundamental para responder o que o mercado deseja, suas demandas e necessidades. Iniciar um negócio ou mesmo “tocar” uma empresa sem ter informação é muito arriscado. A pesquisa permite você identificar eventuais problemas ou obstáculos futuros e com base nestas informações planejar suas ações para corrigi-las. Descobrir o que o cliente quer e se tem gente suficiente querendo a mesma coisa pode economizar muito dinheiro e esforço. A informação permite que você tome decisões mais acertadas e garante que você tenha o “plano B”. Se o planejado não der certo você terá outras opções não ficando à mercê do destino. As respostas de uma pesquisa te permitem decidir e no final das contas o que o empreendedor mais faz no seu dia a dia é escolher entre as várias possibilidades existentes.

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Se na sua empresa isso não acontece comece a montar uma rotina para juntar informações internas que sua empresa já produz como indicadores financeiros e busque informações externas como satisfação dos clientes e nível de concorrência. Quando conseguir coletar estas informações de forma sistemática e acompanhar os resultados, poderá comparar estes indicadores e decidir os caminhos que vai traçar.

A isso chamamos de Inteligência Competitiva. Marketing, portanto, não é só criatividade e ideias, mas a sistematização de informações com métricas muito bem definidas que te ajudam na tomada de decisões. Algumas empresas trabalham com métricas como se fossem um painel de avião e todas as medidas importantes da empresa estão prontas para serem consultadas a cada momento. O micro e pequeno empreendedor não precisam ter esta sofisticação, mas se deseja sucesso será necessário pelo menos mensalmente analisar seus indicadores e as métricas de Marketing.

Quais os indicadores sua empresa utiliza para saber se estão no caminho certo?

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