Existe um modelo ideal de gestão? A resposta correta é: depende!

O ideal para uma empresa pode não ser para outra.

Quando as empresas trabalham com base nos princípios do modelo de gestão orgânica, incorporam na cultura empresarial, qualidades e características típicas de um ser vivo, respondendo com agilidade e flexibilidade às necessidades do mundo externo. Jair Moggi, autor do livro “Gestão Viva: a célula como modelo de organização”, explica que as empresas que utilizam esse modelo de gestão, utilizam a intuição somada com a razão nas tomadas de decisões, e enfrentam as dificuldades de forma criativa. Isto acontece, porque o modelo possibilita condições de sobrevivência e crescimento em um ambiente de competitividade acelerada, à semelhança dos seres vivos que fazem isso ao longo de todo o seu processo evolutivo.

Uma gestão tem que seguir os mesmos valores de vida da humanidade. Por exemplo, no valor orgânico, todas as pessoas precisam se alimentar, porém, enquanto que para algumas pessoas pode ser bom comer determinados tipos de alimentos, para outras pode fazer mal à saúde.

Existem características que são individuais, e precisam ser tratadas e analisadas como tais.

Assim acontece dentro da organização.  Por isso, o tema Gestão Orgânica, inspirado no conceito explicado pelo consultor em gestão empresarial, Waldez Ludwig, se torna essencial à saúde empresarial. Cada empresa é diferente, assim como cada colaborador. A área de gestão de pessoas precisa estar aberta a ouvir sugestões. Assista ao vídeo aqui.

Para isso, é interessante criar canais de comunicação para que as ideias tenham espaço para florescer. Assim, como fazem os agricultores, quando aram a terra para que os alimentos tenham um crescimento saudável.

Por Nicole Marin

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast