Apesar de ser ano de copa de mundo, o que deixou o futebol em evidência, não estou escrevendo este post por este motivo.

Li uma matéria de Pablo Alzugaray e quero compartilhar com vocês alguns números.

– 73 de cada 100 donos de carro abandonam sua marca ao trocar de automóvel.
– 14 de cada 100 pessoas mudam de parceiro após casados.
– 2,2 de cada 100 pessoas se convertem à outra religião ao longo de sua vida.
Contudo, somente 0,5 de cada 100 torcedores muda de time de futebol.

Estamos falando que 9.995 de cada 10.000 pessoas mantêm-se leais ao seu time de futebol!

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Por que isso acontece? Por que não consigo um índice tão grande fidelidade com meus clientes?

O comprometimento de um torcedor com seu time parte de um sentimento de pertencer a um grupo, é emocional, chega a ser passional. Mas não basta somente isso o time tem que ganhar jogos importantes, participar das principais competições e ganhar títulos. Se analisarmos isso podemos transpor para o mundo dos clientes. O produto tem que ser funcional, superar expectativas, mas também tem que ter um significado para o seu cliente, algo que ele possa compartilhar com os outros.

A empresa é dona da fidelidade de seus clientes e ela não pode deixar que seu cliente enxergue o concorrente. Um cliente fiel não está somente satisfeito, ele simplesmente não reconhece outra oferta para suprir suas necessidades e desejos. Ser fiel a uma marca ou produto tem que valer a pena para o cliente, ele precisa se sentir recompensado. Isso não significa apenas um cartão de fidelidade que lhe dará prêmios, mas um sentimento de pertencer a algo maior e melhor do que ele imaginava. Conseguimos isso pensando nos detalhes de nosso serviço e produto. Um cartão de fidelidade serve única e exclusivamente para a empresa conhecer melhor seu cliente trocando informações dos clientes por prêmios.

Estou vibrando para que sua marca tenha uma legião de torcedores fanáticos.

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