post de hoje abordará assuntos que são válidos tanto para as pessoas que têm interesse em participar de processos seletivos, quanto aos que realizam contratações.

Qual é o primeiro passo no momento da contratação de pessoas?

A captação de candidatos é um momento chave em um processo seletivo, essa etapa também é reconhecida como recrutamento, e pode ser compreendida como sendo toda e qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender suas necessidades presentes e futuras.

Depois de alinhado o perfil do profissional em questão, a empresa busca as fontes possíveis para a realização da divulgação da oportunidade. Essas fontes podem abranger anúncio em jornal, revista, panfletos, internet, contratação de agências especialistas em captação, pesquisa em banco de dados, e principalmente, a solicitação de indicações. Pesquisas mostram que indicações é a forma mais utilizada pelas empresas para fazer contato com pessoas do mercado de trabalho. Tanto as empresas brasileiras quanto as estrangeiras apostam nas indicações para preencher seu quadro de pessoal, chegando até mesmo a contratar 75% das posições de nível superior com indicações. (Fonte: DUTRA, J. Gestão de Pessoas, 1ª edição 2002)

O ponto essencial para o contratante é a escolha de uma fonte confiável e fidedigna para a busca de candidatos. Garantindo desta forma, um investimento inicial com retorno e evitando custos adicionais gerados por uma contratação malsucedida.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast