Já fiquei frustrado algumas vezes em minha vida por que conseguia estruturar uma ideia de negócio interessante, mas não conseguia viabilizar recursos financeiros para levar a ideia em frente, mas isso até eu conhecer um projeto chamado “Bicharia(www.bicharia.com.br)”.

O Bicharia é a primeira plataforma online brasileira de crowdfunding (Obtenção de capital através de financiamento coletivo, em geral de pessoas físicas interessadas na iniciativa) focada em auxiliar no financiamento de projetos que envolvam animais carentes.

A história da Bicharia começou quando dois colegas de trabalho, cansados com o descaso com os animais na cidade de Porto Alegre, decidiram criar e pôr em prática alguma ideia para ajudar os bichinhos. A ideia surgiu no início de 2012, e foi sendo discutida diariamente, até que ela se tornasse ideal. Chegou-se, então, no modelo de financiamento coletivo um conceito que cresce cada vez mais no Brasil e que tem permitido a realização de uma série de projetos culturais, artísticos e até mesmo na formação de empresas. Por que não ajudar a financiar projetos para animais carentes?

Assim surgiu o Bicharia, que tem no seu nome uma homenagem a música dos Saltimbancos, do Chico Buarque. O site de lançamento foi colocado no ar em maio de 2012, o que permitiu perceber como há pessoas interessadas em colaborar de alguma forma.

O funcionamento do site é muito simples. Apresentamos uma lista de projetos que estão abertos para a arrecadação de fundos, que podem ser de qualquer valor. Os projetos têm um período de 45 dias para atingir o valor solicitado. E daí cabe ao responsável pelo projeto arregaçar as mangas e engajar as pessoas a colaborarem. Se o projeto atingir 50% do valor solicitado, ele já se habilita a receber a verba financiada ao final dos 45 dias, tendo ou não atingido o valor total. Se não atingir os 50%, todos os apoiadores recebem o seu dinheiro de volta.

Inspirador né?

E você que tem uma ideia ou projeto, será que o crowdfunding não é a inovação/solução que você precisa?

 

Bons Negócios!

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast