Uma das formas mais eficazes de se estudar um mercado, conhecer a concorrência, identificar um representante e promover vendas é viajar para o exterior com o objetivo de conhecer este mercado mais de perto. Participar de Feiras Internacionais no Brasil e no exterior é também um meio eficaz de aproximação com o mercado que se quer conquistar.

Feiras comerciais têm-se constituído num dos mais eficientes canais de contato, são uma excelente oportunidade não apenas para manter contatos com potenciais clientes, como para conhecer a realidade do mercado.

“Antes de participar de um evento como expositor, recomenda-se participar como visitante nas principais feiras do setor de seu interesse. Se bem organizada, esta visita proporcionará aprendizado suficiente para uma participação bem-sucedida como expositor.”

Observe sempre, entre outros aspectos:

  • Apresentação do estande e dos produtos;
  • Atendimento aos visitantes – equipe com conhecimento do produto e preparada para se comunicar em outros idiomas etc.;
  • Catálogos e material promocional distribuído;
  • Lançamentos;
  • Preços dos produtos concorrentes;
  • Produtos ofertados e suas características;
  • Melhores localizações dentro dos pavilhões para uma futura participação;
  • Técnicas de mercado utilizadas por empresas bem-sucedidas no mercado.

VANTAGENS

As vantagens de participar de uma feira como expositor podem ser assim resumidas:

  • Contato face a face com grande número de potenciais clientes;
  • Publicidade para os produtos da empresa;
  • Imediata reação do público a seu produto, que pode identificar mudanças para torná-lo mais adequado ao gosto dos potenciais clientes;
  • Contato com grande número de pessoas que, de outro modo, estariam fora de seu alcance;
  • Ampliação do seu cadastro de clientes efetivos e/ou potenciais;
  • Concretizar vendas.

COMO PLANEJAR SUA VIAGEM?

A viagem deve ser cuidadosamente planejada pela empresa, desde a escolha do profissional até o estudo dos costumes do mercado a ser visitado. É essencial a preparação da programação de visita, a elaboração prévia de agendas de compromissos, a confecção de catálogos, a seleção de amostras, a preparação das listas de preços e brindes promocionais. Antes de viajar, entre em contato com os potenciais clientes a serem visitados, de maneira que a visita pessoal seja a concretização de uma estratégia de aproximação, resultando na formalização de bons negócios. Especial atenção deve ser dada a aspectos, tais como:

  • Concorrência local, em toda sua extensão;
  • Preços praticados no país importador para produtos similares e para produtos adquiridos em outros países;
  • Volume e capacidade de extensão do Mercado em que se pretende atuar;
  • Barreiras tarifárias e não-tarifárias proibitivas da atividade de importação; e
  • Canais de Marketing.

 

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DICAS!

Antes de decidir participar de uma feira como expositor, procure investigar:

  • Dados relativos a edições anteriores do evento – perfil do público visitante, empresas expositoras, número de visitantes etc.;
  • Situação política e econômica do país-sede do evento;
  • Se o seu produto está adequado ao mercado-alvo – todos os detalhes devem ser avaliados: preço, qualidade, especificações técnicas, rotulagem, hábitos e preferências do cliente potencial, dentre outros. A não-observância desses detalhes pode causar prejuízos à imagem da empresa, além de ocasionar despesas desnecessárias;
  • Capacidade produtiva real da empresa – nada pior que firmar contratos sem ter condições de cumpri-los;
  • Custos da participação;
  • Normas de importação da amostra do produto que se deseja expor.

Não dê “tiro no escuro” na hora de escolher e participar de uma Feira Internacional, um bom planejamento com certeza trará bons frutos!

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