Um dos assuntos em destaque é a falta de mão-de-obra em nossa sociedade, sendo não apenas algo pontual, mas uma tendência para os próximos anos, haja vista o envelhecimento da população, a queda da taxa de natalidade e a pouca tradição do País em atrair imigrantes para trabalhar em nossa sociedade.

Nesse debate é importante pensar em um assunto que em geral é esquecido: o uso de tecnologia para promover inovações em processos produtivos. Uma pergunta que você deve fazer é se sua empresa precisa contratar mais trabalhadores ou se precisa melhorar o processo de produção, tornando-o mais produtivo.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Empresas que necessitam expandir continuamente o número de trabalhadores são insustentáveis, afinal existem limites físicos para isso. Será que a sua empresa tem processos eficientes? Responder a essa pergunta é fundamental para avaliar a capacidade de sua empresa expandir de forma sustentável e competitiva.

Afinal, processos mais eficientes são redutores de custos, não apenas diretamente de trabalho por produto, mas também de uso de insumos e componentes nas suas várias etapas do processo de produção. A era do Ludismo acabou, pense se sua empresa precisa contratar ou melhorar o processo. O futuro de sua empresa e também de nossa sociedade depende em parte disso, do aumento da produtividade.

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast