E-commerce   é o termo em inglês usualmente utilizado para referir-se a comércio eletrônico,   ou seja, de uma maneira bastante simples, pode-se defini-lo como sendo a   realização de negócios de compra e venda de bens e serviços com a utilização   da Internet, ou seja, é uma loja virtual, que tem na informação digitalizada a força do seu negócio.

Para que o exportador   tenha sucesso com essa modalidade de negócios, é preciso que a empresa crie   um projeto de E-Commerce que garanta a seus clientes segurança, rapidez e   confiabilidade em suas compras digitais, lembrando que a empresa não precisa   ser uma comercial exportadora!

Além de um site bem estruturado e bonito, o empresário deve se preocupar com a Publicidade Editorial e com a efetivação dos Negócios Digitais.

A grande vantagem para a empresa é que a Internet funciona como uma vitrine mundial, podendo expor seus produtos para milhões de consumidores.

Atualmente, há várias modalidades de comércio eletrônico, sendo as mais usuais:

Business To Business – B2B

É a integração entre empresas, ou seja, uma empresa relacionando-se com uma ou mais empresas, com o objetivo de gerar negócios. Por meio de um site na Internet, as empresas podem identificar o fornecedor, fazer cotações e compras, bem como identificar outras empresas que possam oferecer o mesmo produto. Além disso, a empresa poderá divulgar os seus produtos para que outras empresas conectadas a rede possam enviar os pedidos de cotação e compra. O B2B pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, dentre os quais: novas oportunidades de negócios, ampliação da carteira de clientes, redução de custos e aumento de receita.

Business To Consumer – B2C

É a integração   da empresa com o consumidor. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de   vender diretamente para o consumidor final. A característica do B2C é que o consumidor pode visualizar os produtos, suas características, optar pela   compra do bem e selecionar o meio de pagamento que lhe for mais conveniente.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast