A mais de 200 anos atrás bastava ter disponibilidade do produto para vender. Existia mais gente querendo comprar que gente vendendo. Com a revolução industrial e a alta produtividade, os custos baixaram, os preços caíram e mais clientes tiveram acesso ao produto. Nas últimas décadas temos acompanhado o crescimento do serviço sendo vendido junto com o produto. É muito difícil não associar produto com serviço.
Atualmente o que vale é a experiência que o produto/serviço proporciona. Criar uma experiência única pode ser o desejo de muitas empresas, porem colocar em pratica é raro. O discurso é simples: basta inovar e superar as expectativas do cliente fazendo algo inesperado, porém altamente aceito pelo cliente. Esta mágica deve ser constante, não basta acertar uma única vez. É isso que dificulta tanto e podemos citar apenas alguns exemplos como Google, Disney e Apple.
Você deve estar pensando: “…Ok, mas eu sou um microempresário, como eu posso fazer isso? ”
A resposta: simplicidade e criatividade. Veja a lista de coisas a fazer:
– perceba o que está acontecendo a sua volta, no seu mercado, com seus clientes,
– quais são as dificuldades que você encontra em seu dia a dia e como solucionar estes problemas,
– formule hipóteses e pesquise se as respostas são aceitas pelos clientes.
– pense em modelos de negócios diferente dos que você já conhece,
– pense em novas formas de monetizar, ou seja, como transformar esta experiência em dinheiro.
– pense diferente e busque alternativas diferentes de seus concorrentes.
Comente as experiências positivas que tenha vivenciado nos últimos tempos.
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