Como falávamos de planejamento financeiro, ocorreu-me que é uma grande oportunidade para contar uma das minhas práticas, quando decidi que definitivamente era hora de economizar!

Sim, este é um relato de uma experiência própria e real!

Minha história é de alguns anos passados, quando, ainda jovem e cheio de energia e sonhos desejava GANHAR MAIS DINHEIRO!

Óbvio que tão somente ganhar mais não era suficiente, a equação adequada seria ganhar mais e guardar um bom dinheiro!

A solução?  Aventurar-me como dekassegui, ou seja, ir trabalhar no Japão, ser remunerado em IENES, converter esse dinheiro em DÓLARES e transferir tudo para o Brasil, usufruindo de maravilhosos REAIS.

Todo o planejado foi sendo cumprido… preparação e efetivação da viagem, conheci afinal o País do Sol Nascente… início do trabalho como operário e intérprete na indústria de automóveis TOYOTA… 50 dias depois de iniciados os trabalhos – sim, o pagamento ocorre no dia 20 subsequente ao mês trabalhado – vem o primeiro salário!

Nossa, a grande surpresa… quanto dinheiro!

A euforia do dinheiro em mãos associada a euforia da grande capacidade de comprar tanta coisa com aquele único salário, transformou-se no inevitável… o consumismo!

Quando a “ficha caiu” já se passaram 3 meses sem um único iene efetivamente economizado… é hora de pôr em prática uma ação efetiva que garantisse o cumprimento da meta principal – guardar dinheiro!

Saída para isso – ESCONDER O DINHEIRO DE MIM MESMO!

Como?

Primeiro, estruturando o meu orçamento pessoal: quanto necessito para a minha manutenção no Japão (transporte, comida, vestuário, remessa pro Brasil e alguns trocados para o laser)?

Segundo, analisando quanto isso representa em relação aos meus ganhos:  ganho o suficiente para pagar pela minha manutenção e sobra?  Ótimo, então o que sobra deve ser guardado!

Terceiro, imediatamente após receber o salário, é hora de ir ao banco e efetuar uma aplicação financeira a prazo fixo do saldo.

Quarto, aprender a ser disciplinado a não resgatar essas aplicações.

PRONTO!  SUCESSO!  COMECEI AS MINHAS ECONOMIAS!

E O PRINCIPAL, consegui economizar e voltar com dinheiro ao Brasil e reiniciar a vida onde eu mais desejava, no meu País!

Sabe que isso pode ser aplicado também nas empresas?

Pense nisso e esconda o dinheiro de você mesmo!

por Edmilson Tanaka

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast