Como falávamos de planejamento financeiro, ocorreu-me que é uma grande oportunidade para contar uma das minhas práticas, quando decidi que definitivamente era hora de economizar!

Sim, este é um relato de uma experiência própria e real!

Minha história é de alguns anos passados, quando, ainda jovem e cheio de energia e sonhos desejava GANHAR MAIS DINHEIRO!

Óbvio que tão somente ganhar mais não era suficiente, a equação adequada seria ganhar mais e guardar um bom dinheiro!

A solução?  Aventurar-me como dekassegui, ou seja, ir trabalhar no Japão, ser remunerado em IENES, converter esse dinheiro em DÓLARES e transferir tudo para o Brasil, usufruindo de maravilhosos REAIS.

Todo o planejado foi sendo cumprido… preparação e efetivação da viagem, conheci afinal o País do Sol Nascente… início do trabalho como operário e intérprete na indústria de automóveis TOYOTA… 50 dias depois de iniciados os trabalhos – sim, o pagamento ocorre no dia 20 subsequente ao mês trabalhado – vem o primeiro salário!

Nossa, a grande surpresa… quanto dinheiro!

A euforia do dinheiro em mãos associada a euforia da grande capacidade de comprar tanta coisa com aquele único salário, transformou-se no inevitável… o consumismo!

Quando a “ficha caiu” já se passaram 3 meses sem um único iene efetivamente economizado… é hora de pôr em prática uma ação efetiva que garantisse o cumprimento da meta principal – guardar dinheiro!

Saída para isso – ESCONDER O DINHEIRO DE MIM MESMO!

Como?

Primeiro, estruturando o meu orçamento pessoal: quanto necessito para a minha manutenção no Japão (transporte, comida, vestuário, remessa pro Brasil e alguns trocados para o laser)?

Segundo, analisando quanto isso representa em relação aos meus ganhos:  ganho o suficiente para pagar pela minha manutenção e sobra?  Ótimo, então o que sobra deve ser guardado!

Terceiro, imediatamente após receber o salário, é hora de ir ao banco e efetuar uma aplicação financeira a prazo fixo do saldo.

Quarto, aprender a ser disciplinado a não resgatar essas aplicações.

PRONTO!  SUCESSO!  COMECEI AS MINHAS ECONOMIAS!

E O PRINCIPAL, consegui economizar e voltar com dinheiro ao Brasil e reiniciar a vida onde eu mais desejava, no meu País!

Sabe que isso pode ser aplicado também nas empresas?

Pense nisso e esconda o dinheiro de você mesmo!

por Edmilson Tanaka

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast