O setor de serviços brasileiro tem se tornado relevante no comércio internacional. Segundo o MDIC, enquanto o valor das exportações mundiais de serviços teve elevação de 133,5% no período de 2003 a 2012, o Brasil mostrou aumento de 281,6% no período, de acordo com dados da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) e do Banco Central do Brasil (BCB). Os números divulgados pelo ministério mostram que, apesar do déficit no balanço de serviços, associado a dinâmica do crescimento interno, há expansão nas exportações de serviços brasileiros, que passaram de 0,6% em 2003 para 0,9% das exportações mundiais em 2012.

O setor de serviços apresenta crescente vigor e tem crescido a taxas superiores ao do crescimento do comércio de bens, estando diretamente relacionado a importantes fluxos de investimentos diretos, assim como a atividades ligadas à inovação.

Este segmento é determinante na sustentação do crescimento econômico, preponderante na formação e aumento da renda e principal gerador de empregos.

Seguem alguns modos de exportação de serviços em vigor no Brasil:

MODO 1 – Comércio Transfronteiriço

Exemplo: Serviços de TI

MODO 2 – Consumo no Exterior

Exemplo: Serviços do Trading Turístico (fornecimento de alimentação e bebidas, serviços de hospedagem, entre outros)

MODO 3 – Presença Comercial no Exterior

Exemplo: Serviços de Construção

MODO 4 – Movimentação Temporária de Profissionais

Exemplo: Serviços empresariais e de produção quando o profissional se desloca ao exterior

A 6ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2015 acontecerá no dia 8 de abril, em São Paulo, com o tema geral “Agenda Estratégica para o Comércio Exterior de Serviços”.

O encontro terá uma ampla programação onde procurará tratar de temas mais gerais, como a visão panorâmica do comércio internacional de serviços, até questões mais específicas, como a comercialização externa de serviços jurídicos. Estão previstos também abordagens sobre os assuntos do financiamento, da tributação, da promoção, da pequena empresa, dentre outros.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

A estimativa é de um público altamente qualificado, de 500 participantes, formado por empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, corretores e operadores, profissionais de bancos e seguradoras, representantes diplomáticos e comerciais; advogados; imprensa, acadêmicos e formadores de opinião.

O ENAServ 2015 é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com apoio da FECOMERCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Data: 08 de abril de 2015

Hora: 08h00 às 18h00

Endereço: Auditório da Fecomercio-SP (Teatro Raul Cortez) – Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP

Inscrições: pelo site www.enaserv.com.br.

Reserve a data em sua agenda!

 

 

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast