O setor de serviços brasileiro tem se tornado relevante no comércio internacional. Segundo o MDIC, enquanto o valor das exportações mundiais de serviços teve elevação de 133,5% no período de 2003 a 2012, o Brasil mostrou aumento de 281,6% no período, de acordo com dados da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) e do Banco Central do Brasil (BCB). Os números divulgados pelo ministério mostram que, apesar do déficit no balanço de serviços, associado a dinâmica do crescimento interno, há expansão nas exportações de serviços brasileiros, que passaram de 0,6% em 2003 para 0,9% das exportações mundiais em 2012.
O setor de serviços apresenta crescente vigor e tem crescido a taxas superiores ao do crescimento do comércio de bens, estando diretamente relacionado a importantes fluxos de investimentos diretos, assim como a atividades ligadas à inovação.
Este segmento é determinante na sustentação do crescimento econômico, preponderante na formação e aumento da renda e principal gerador de empregos.
Seguem alguns modos de exportação de serviços em vigor no Brasil:
MODO 1 – Comércio Transfronteiriço
Exemplo: Serviços de TI
MODO 2 – Consumo no Exterior
Exemplo: Serviços do Trading Turístico (fornecimento de alimentação e bebidas, serviços de hospedagem, entre outros)
MODO 3 – Presença Comercial no Exterior
Exemplo: Serviços de Construção
MODO 4 – Movimentação Temporária de Profissionais
Exemplo: Serviços empresariais e de produção quando o profissional se desloca ao exterior
A 6ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2015 acontecerá no dia 8 de abril, em São Paulo, com o tema geral “Agenda Estratégica para o Comércio Exterior de Serviços”.
O encontro terá uma ampla programação onde procurará tratar de temas mais gerais, como a visão panorâmica do comércio internacional de serviços, até questões mais específicas, como a comercialização externa de serviços jurídicos. Estão previstos também abordagens sobre os assuntos do financiamento, da tributação, da promoção, da pequena empresa, dentre outros.
A estimativa é de um público altamente qualificado, de 500 participantes, formado por empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, corretores e operadores, profissionais de bancos e seguradoras, representantes diplomáticos e comerciais; advogados; imprensa, acadêmicos e formadores de opinião.
O ENAServ 2015 é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com apoio da FECOMERCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Data: 08 de abril de 2015
Hora: 08h00 às 18h00
Endereço: Auditório da Fecomercio-SP (Teatro Raul Cortez) – Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP
Inscrições: pelo site www.enaserv.com.br.
Reserve a data em sua agenda!
COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!