Não dá para tapar o sol com a peneira: a crise está afetando o dinheiro em caixa das empresas. A pesquisa do Sebrae/PR aponta que 63% dos empresários identificaram queda de lucratividade nos seus negócios. Segundo eles, as perspectivas não são boas quando comparado com anos anteriores.

A questão é: foi o lucro que caiu ou o faturamento que diminuiu? Porque se você não apura adequadamente os resultados do seu negócio pode confundir falta de dinheiro em caixa com prejuízo. Mesmo com um faturamento menor é possível manter boas margens lucro.

E antes que apareça um grande “Como assim”? na sua mente, vamos pensar:

Faturamento = é a soma de todas as vendas, seja a prazo ou à vista.

Lucro = faturamento – todos os custos e despesas.

Muitas vezes o lucro operacional é bom, mas o que gera dificuldade no caixa são os gastos com ampliações, aposta em novos produtos, compra de equipamentos, despesas financeiras elevadas por mau planejamento de capital de giro ou até retiradas para uso pessoal além do que a empresa pode suportar.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Portanto, faturamento menor não significa lucro menor!

Fazer uma análise detalhada e descobrir a lucratividade por produto/serviço e por cliente é um bom começo.  Encontre os chamados “abacaxis”, que são produtos ou serviços sem resultado positivo. Avalie os descontos enormes dados para os clientes que compram grandes volumes achando que está ganhando no giro, porque pode descobrir que quanto mais vende mais prejuízo tem.

 

Então:

  • Use bons controles financeiros: uma boa planilha e a ajuda da contabilidade é um ótimo começo.
  • Crie categorias de receitas, despesas e custos.
  • Registre tudo de forma ordenada e disciplinada.
  • Faça apurações constantes, sem esperar meses para descobrir que o lucro está indo pelo ralo.

Essas são dicas rápidas para você olhar com cuidado a lucratividade de sua empresa. Para saber mais sobre controles financeiros, baixe gratuitamente nosso ebook.

 

  CONFIRA AQUI AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast