Ao empreender, a mensagem que é repetida a nós frequentemente é de “ter foco em seu SONHO e uma cabeça aberta”, para podermos entender melhor nosso entorno e refletir quais as melhores opções a serem escolhida nesta caminhada.
Para justificar esta frase podemos nos apoiar na taxa de empreendedorismo no Brasil que está em alta, conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor(GEM), ”três em cada dez brasileiros adultos com idade entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio”, um aumento de 34,5% nos últimos anos.
Mas, por outro lado entender o mundo de negócio, pode ser uma proposta meio audaciosa e complicada, baseado em um mundo vasto de informações e de necessidades a serem preenchidas por serviços e/ou produtos ainda embrionários.
Então, vamos começar a entender o nosso entorno refletindo para averiguar qual seria a melhor escolha de uma opção que temos para pôr em prática seu sonho empreendedor. Por isso é preciso buscar mais conhecimentos e estudar sobre:
- O atual cenário econômico
- A escolha uma área de atuação
- Se preparar para abrir o negócio próprio
Apesar do pessimismo existente no Brasil em que a economia brasileira teve uma alteração de direção, devido à instabilidade e a falta de perspectiva de médio e principalmente de longo prazo de crescimento no PIB, constroem um cenário de preocupação, com toda certeza.
Existe uma perspectiva futura de retomada de crescimento e melhoria desta situação, assim você precisa identificar o mercado que atuará, não precisar ser global, mas sim um mercado de abrangência pequena onde você seja o único atuante do seu serviço e/ou produto.
O exemplo neste caso é fazer negócios em ambiente e lugares não explorados por outras empresas, de difícil acesso, para isso, mas também conseguir um setor que é possível operar com autorizações para seu funcionamento. Chamado de estudo prévio.
Mas, a crença está em mudar de vida através de seu trabalho, adquirido por experiência profissional e da adversidade encontrar alternativa viável para empreender. Abrir o negócio próprio e virar patrão é o desejo para garantir mais renda e um futuro melhor para a família.
Fonte: Região Sul da pesquisa Empreendedorismo no Brasil 2014 – GEM 2014, versão nacional para o projeto Global Entrepreneurship Monitor – GEM.
Fonte: Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante de Rogério Cher.
COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!