É comum no meu dia-a-dia profissional ouvir algumas pessoas mencionarem ter seu próprio empreendimento, se dar bem e ter sucesso. Como construir tudo isso?

A vida nos prega peças frequentes, seja no nosso tempo, no clima, na economia, nas oportunidades que vimos e não vimos passar e as ações da própria linha do tempo na vida em que buscamos algo que faça sentido ao nosso existir.

Buscamos qualidade de vida, estabilidade financeira e resultados rápidos, em que fazemos sem perceber que deixamos de curtir o que está ao nosso lado. Falo de empenho sobre as nossas ações, mesmo sabendo e apresentado no GEM 2013 por dados da pesquisa, com elevação da razão oportunidade/necessidade de 2,3 (2012) para 2,5 (2013).

Analisamos os concorrentes e fornecedores, procuramos escolher a melhor estratégia, estudamos com intuito de reduzir ao máximo de nossas dúvidas para sermos assertivos. É verdade de que constantemente nos de motivamos buscando situações positivas para dar condução aos nossos planos, mesmo sabendo que em nosso país existe uma tributação alta e ainda muita burocracia no incremento dos pequenos negócios, mas mesmo assim temos a persistência (característica empreendedora) de continuar a achar uma alternativa inovadora.

Devemos nos empenhar em conhecer nossos concorrentes reais e similares e entender seus produtos/serviços e qual é o tamanho do mercado que eles ocupam. Um exemplo bem simples: vai empreender em um bairro da sua cidade. Responda: Irá atender o bairro e bairros vizinhos? Toda a cidade? Com essas respostas podemos desenhar do 100% (todo o universo) qual será sua possibilidade de inserção (porcentagem que terá deste universo) do seu empreendimento e a realidade do seu SONHO.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Importante conhecer seus limites seja em habilidades e/ou conhecimento. É fundamental saber até aonde serão dados os primeiros passos. Conhecendo melhor e com a certeza de ter superado um obstáculo que ajudará a monitorar a evolução de números e aceitação da sua ideia na exploração deste novo universo.

Saber lidar com situações de pressão e de ter muita atenção para impulsionar o seu SONHO fará que inspire seus instintos em busca de novidades que ajudaram a sobreviver nos primeiros anos de empreender dia-a-dia frente as turbulências existentes no mundo dos negócios.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast