O Instituto de Embalagens lançou, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um material inédito para o exportador que precisa adequar suas embalagens ao mercado externo. A cartilha Embalagens para Exportação – Alimentos e Bebidas cujo link anexei no final do post, orienta as empresas brasileiras sobre a importância do tema e traz dicas práticas sobre projetos de design, cuidados no transporte e armazenamento, novos materiais e tecnologias e a importância do estudo das culturas de consumo nos mercados internacionais.

Nas exportações a embalagem é um ponto fundamental para o aumento da competitividade internacional das empresas brasileiras. Inovação e um bom design podem ajudar a conquistar os disputados espaços nos pontos de venda, elevar o valor da mercadoria e, consequentemente, aumentar as exportações.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

O conteúdo da cartilha foi desenvolvido no âmbito do Inova Embala, projeto voltado a apoiar a melhoria das embalagens brasileiras por meio de workshops e clínicas que colocam o empresário em contato com especialistas, fornecendo a eles informações sobre certificações, normas internacionais, tendências, entre outros pontos relevantes.

Sobretudo no setor de alimentos e bebidas – segmento escolhido para a primeira edição do Inova Embala – a embalagem tem um impacto enorme nos custos de produção e transporte e na comunicação com o consumidor final. O tema é importante para empresas de todos os portes e nacionalidades e reflete a sociedade, a cultura, os hábitos e o estágio de desenvolvimento econômico do país onde o produto foi produzido.

Esta cartilha integra a estratégia da APEX de contribuir para inserir o tema da gestão da inovação e do design nas ações e na cultura das empresas brasileiras, possibilitando que as exportações brasileiras sejam diferenciadas, com mais valor agregado e inovação tecnológica.

http://arq.apexbrasil.com.br/portal/Embalagens_Exportacao.pdf

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast