Você sabia que o uso consciente de produtos e serviços financeiros, entre eles o crédito, ajuda as empresas a identificar oportunidades e a se tornarem mais competitivas?

 

Dando continuidade sobre a nossa conversa sobre a Educação Financeira e seus benefícios econômicos, vamos abordar uma ferramenta muito importante: Orçamento.

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O orçamento é uma ferramenta de planejamento financeiro onde aplicamos o conceito de receitas e despesas na sua elaboração para saber de onde vem e para onde vão os recursos da empresa.

 

Mas, como iniciar um orçamento?

 

Simples, deve ser iniciado a partir do registro de tudo que sua empresa fatura e o que gasta.

 

Existem várias maneiras de elaborar um orçamento, mas vamos sugerir um método que consiste em quatro passos:

 

– PLANEJAMENTO: ou seja, estimar receitas e despesas de um determinado período.

 

– REGISTRO, é a anotação de todas as receitas e despesas que ocorrem na empresa.

 

– AGRUPAMENTO, que nada mais que aglutinar o mesmo tipo de receita ou despesa de acordo com as características das anotações.

 

– AVALIAÇÃO, onde será feita a análise do comportamento das finanças, onde teremos o balanço do seu orçamento e saberemos se foi superavitário, neutro ou deficitário.

 

 

 

 

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