Você sabia que o uso consciente de produtos e serviços financeiros, entre eles o crédito, ajuda as empresas a identificar oportunidades e a se tornarem mais competitivas?
Dando continuidade sobre a nossa conversa sobre a Educação Financeira e seus benefícios econômicos, vamos abordar uma ferramenta muito importante: Orçamento.
O orçamento é uma ferramenta de planejamento financeiro onde aplicamos o conceito de receitas e despesas na sua elaboração para saber de onde vem e para onde vão os recursos da empresa.
Mas, como iniciar um orçamento?
Simples, deve ser iniciado a partir do registro de tudo que sua empresa fatura e o que gasta.
Existem várias maneiras de elaborar um orçamento, mas vamos sugerir um método que consiste em quatro passos:
– PLANEJAMENTO: ou seja, estimar receitas e despesas de um determinado período.
– REGISTRO, é a anotação de todas as receitas e despesas que ocorrem na empresa.
– AGRUPAMENTO, que nada mais que aglutinar o mesmo tipo de receita ou despesa de acordo com as características das anotações.
– AVALIAÇÃO, onde será feita a análise do comportamento das finanças, onde teremos o balanço do seu orçamento e saberemos se foi superavitário, neutro ou deficitário.
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