Você sabia que o uso consciente de produtos e serviços financeiros, entre eles o crédito, ajuda as empresas a identificar oportunidades e a se tornarem mais competitivas?

Vamos conversar sobre a Educação Financeira e seus benefícios econômicos e quando bem aplicada torna sua empresa mais saudável.

Para fazer o melhor uso dos produtos e serviços financeiros, no entanto, é preciso ficar atento a conceitos e também a comportamentos. Gostaria de compartilhar alguns deles.

  • Entender o funcionamento do mercado e o modo como os juros influenciam, a favor e contra, a vida financeira da empresa, é fundamental.
  • Comprar de forma consciente é algo que precisa ser analisado sempre.
  • Utilizar o crédito com sabedoria diante das oportunidades de financiamentos disponíveis para evitar o superendividamento também é recomendável.
  • Assim como entender a importância e as vantagens de planejar e acompanhar o orçamento da empresa.
  • Compreender que a poupança é um bom caminho.
  • E por fim, manter uma boa gestão financeira faz toda a diferença.

É muito comum que as pessoas que trabalham por conta própria adotem a postura de misturar a vida pessoal com a empresarial.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este hábito acaba gerando a sensação no empresário que ele trabalha muito e que não vê “a cor do dinheiro”.

É importante saber que, ao separar as finanças do negócio da sua vida pessoal, o empresário terá a exata ideia do quanto o empreendimento está sendo lucrativo ou não, e se é possível investir para ampliar o resultado.

Outra situação que deve ser observada é que em qualquer momento do negócio, o controle financeiro gera segurança e tranquilidade, além de promover o conforto e reduzir riscos de se sentir desorientado e possivelmente endividado.

A falta de controle é o primeiro sinal de alerta que as coisas podem não estar indo tão bem quanto se imagina.

Como orientação, escolhemos cinco temas, para melhor desenvolver a educação financeira, que trataremos nos próximos posts.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast