A partir de qual idade deve-se conversar sobre finanças com os filhos? Esta dúvida é bastante comum à maior parte dos pais.

O medo de começar muito cedo e provocar aversão nas crianças é frequente, mas alguns especialistas concordam que a partir dos três anos já existe compreensão, por mais simples que seja, de alguns conceitos relacionados a investimentos, e que seria esse o tempo ideal para começar.

Criança pequenas, entre três e cinco anos, são expostas tanto pelos canais aberto, como pelos infantis a uma lógica de consumo.

O ideal é explicar às crianças que dinheiro é gerado pelo trabalho de seus pais, e que nem sempre se pode comprar tudo o que quer. Mostrar que ela possui muitos brinquedos em casa, semelhantes aos novos que deseja, é uma prática saudável, assim como implementar hábitos que evitem o desperdício, como colocar no prato apenas o que for comer.

Crianças maiores, entre sete e dez anos, já conseguem entender um pouco mais o mundo das finanças.

Nessa idade, uma prática saudável é a mesada. Ao dar o dinheiro, os pais devem estimular criança a fazer um orçamento mensal e um planejamento financeiro. Com isso, a criança aprende a importância da poupança, assim como passa a diferenciar produtos caros e baratos.

Interessante notar que algumas escolas particulares já se preocupam com a educação financeira de seus alunos de ensino médio, incluindo em seu currículo disciplinas voltadas para a educação para o consumo e visitas de palestrantes para tratar do tema “finanças”.

O fato é que, independentemente da idade, mostra-se importante investir na educação financeira das crianças, pois uma criança financeiramente educada possui maior probabilidade de ser um adulto financeiramente responsável.

Qual a sua opinião a respeito?

Por Edmilson Tanaka

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast