A partir de qual idade deve-se conversar sobre finanças com os filhos? Esta dúvida é bastante comum à maior parte dos pais.
O medo de começar muito cedo e provocar aversão nas crianças é frequente, mas alguns especialistas concordam que a partir dos três anos já existe compreensão, por mais simples que seja, de alguns conceitos relacionados a investimentos, e que seria esse o tempo ideal para começar.
Criança pequenas, entre três e cinco anos, são expostas tanto pelos canais aberto, como pelos infantis a uma lógica de consumo.
O ideal é explicar às crianças que dinheiro é gerado pelo trabalho de seus pais, e que nem sempre se pode comprar tudo o que quer. Mostrar que ela possui muitos brinquedos em casa, semelhantes aos novos que deseja, é uma prática saudável, assim como implementar hábitos que evitem o desperdício, como colocar no prato apenas o que for comer.
Crianças maiores, entre sete e dez anos, já conseguem entender um pouco mais o mundo das finanças.
Nessa idade, uma prática saudável é a mesada. Ao dar o dinheiro, os pais devem estimular criança a fazer um orçamento mensal e um planejamento financeiro. Com isso, a criança aprende a importância da poupança, assim como passa a diferenciar produtos caros e baratos.
Interessante notar que algumas escolas particulares já se preocupam com a educação financeira de seus alunos de ensino médio, incluindo em seu currículo disciplinas voltadas para a educação para o consumo e visitas de palestrantes para tratar do tema “finanças”.
O fato é que, independentemente da idade, mostra-se importante investir na educação financeira das crianças, pois uma criança financeiramente educada possui maior probabilidade de ser um adulto financeiramente responsável.
Qual a sua opinião a respeito?
Por Edmilson Tanaka
COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!