Estamos na reta final de 2013! Final de ano é o momento de correria, mas também de reflexão!

Que tal aproveitar para colocar na ponta do lápis os resultados obtidos pela sua empresa? Adquirir esse hábito possibilita a comparação e a ampliação da consciência frente ao que foi planejado e o que foi realizado.

Além dos indicadores básicos, como margem de lucro, giro de estoque, retorno de investimentos, entre outros, também é importante estar ciente do indicador essencial, que se refere a pessoas. No artigo passado, explicamos sobre a Pesquisa de Clima Organizacional, mas outro índice frequente e de grande importância, é o turnover (rotatividade). A rotatividade deve ser calculada considerando o número de admissões e demissões, voluntárias ou não, em um determinado período. Confira abaixo, um exemplo de cálculo anual de turnover.

Admissão + Demissão (ano)
2
_______________________________ x 100
Total de funcionários (ano)

Exemplo:

Admissão no Ano ——- 15 (entrada)
Demissões no Ano  —– 6   (saída)
Total Funcionários —–   25 (total)

Cálculo: 15 + 6 = 21 / 2 = 10,50 (Média Entrada + Saída)

10,5 / 25 = 0,42 x 100 = 42% (Multiplica-se por 100 para chegar ao percentual)

Essa empresa teve no ano 42% de turnover.
Mais do que focar no índice, as empresas devem se focar na causa deste, a qual pode variar entre diversas razões: insatisfação em relação ao trabalho, ambiente organizacional, relações profissionais, relações com supervisão/chefia, novas propostas mais atraentes, salário, instabilidade econômica, falta de desafios, cultura organizacional, entre outros fatores.

Estes fatores podem, e devem, ser levantados antes do processo de desligamento com avaliações periódicas, pesquisa de clima organizacional, entrevistas de seleção, programa de ambientação, e também, durante o processo de desligamento, com a entrevista de desligamento.

Após o levantamento das causas, é preciso planejar as ações de melhoria para o próximo ano.

Por Nicole Marin

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