Sempre realizamos campanhas de e-mail marketing no SEBRAE/PR. Mas no mês passado, fizemos uma pequena mudança, que melhorou muito o resultado de nossas campanhas: uma simples inserção do nome do cliente no assunto do e-mail fez com que mais pessoas abrissem os nossos e-mails. Essa é apenas uma das dicas de hoje sobre e-mail marketing para pequenas empresas. Como melhorar vendas e o relacionamento com seu cliente com algumas práticas de e-mail marketing?

Geralmente, as nossas campanhas de e-mail marketing, são feitas da seguinte forma: elaboramos um texto, aplicamos o layout, segmentamos nossa base de clientes que autorizam receber nossas mensagens e oferecemos algum produto ou serviço que possa ser interessante para essa base.

Costumamos personalizar o nome do cliente no corpo do e-mail marketing. Mas no mês passado, fizemos algo diferente: personalizamos o nome do cliente também no assunto da mensagem. E esse pequeno detalhe gerou bons frutos em termos de taxa de abertura (relação de leitores que abriram o e-mail) e taxa de clique (aqueles que clicaram nos links presentes na mensagem)

Com o aumento da quantidade de e-mails que seus clientes recebem diariamente, fica difícil abrir todos. Por isso, a sua chance de convencê-los a ler seu e-mail está no assunto. Para fazer com que seus clientes abram e se interessem por suas mensagens, seguem 6 dicas valiosas:

1. Envie uma campanha, oferta ou conteúdo de interesse para seu público

Oferecer algo desinteressante e sem relevância para seu cliente pode ser um tiro no pé, pois ele pode passar a ignorar suas mensagens. Possivelmente você já deva ter feito a mesma coisa, não é?

2. Capriche no texto e nas imagens

Textos bem escritos e objetivos e imagens leves e bem-feitas dão um ar de profissionalismo e seriedade ao material.

3. E-mail marketing deve ser sempre em HTML, misturando textos e imagens

É muito comum as empresas simplesmente inserirem uma imagem no corpo do email. Para os servidores de email, esse já é um alerta de que possivelmente trata-se de um SPAM.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

4. Não esqueça do call-to-action, ou seja, uma chamada-para-ação!

Clique, baixe, saiba, adquira: todos os verbos no imperativo que exijam do leitor tomar uma ação. Enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem.

5. Personalize

Chame seu cliente pelo nome, no seu texto no e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Quando você utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, isso fica muito fácil, pois esse processo torna-se automatizado.

6. Avalie e estude

Sempre depois de realizar uma campanha de e-mail marketing confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado nas próximas. Métricas: é algo que toda boa ferramenta de e-mail marketing tem disponível

E se você deseja aprimorar suas campanhas por e-mail, mantenha sua base de clientes que autorizam receber suas mensagens sempre atualizada. Existem várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado e muitas delas permitem que você experimente uma versão free.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast