Dimensão Social

A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só traz resultados positivos para a sociedade e para a empresa se for realizado de forma autêntica!

Adesão ao Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo

Em Julho de 2017, o Sebrae/PR tornou-se signatário do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, demonstrando estar comprometido com a defesa dos direitos humanos, corroborando premissas do Programa de Excelência em Gestão, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e Metodologia Ethos de análise socioambiental.

A adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo é um compromisso voluntário. Muito mais do que uma simples declaração de intenções, essa adesão representa o comprometimento do Sebrae/PR em promover ações que preservem o direito ao trabalho digno e sua preocupação com a Responsabilidade Social.

Em agosto/2017 o Instituto InPACTO capacitou, via Skype, 10 colaboradores do SEBRAE/PR, representantes no Comitê Executivo de Sustentabilidade,  das regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, sobre o plano de ação referente à adesão ao Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo.

Desde então, como signatário, anualmente o Sebrae/PR apresenta ao InPacto um plano de ações contemplando suas iniciativas e práticas que serão realizadas no próximo exercício orçamentário. Entre as ações desenvolvidas, podemos citar a inclusão de previsão em normativos internos a proibição de contratação de empresas envolvidas em casos de práticas de trabalho análogo ao escravo pelo Sebrae/PR. Essa verificação é possível através  de consulta à Lista Suja disponbilizada pelo MTE e é aplicada também às renovações anuais de contratos com nossos fornecedores.

Campanhas de Inverno – 2017 “Do Isopor ao Cobertor”

Em maio/2017, iniciou-se a campanha “do isopor ao cobertor”, cujo objetivo foi engajar os colaboradores do Sebrae/PR na separação de isopor (higienizado) para doarmos a uma organização em Curitiba que com o apoio de voluntários utiliza esse material para a confecção de cobertores térmicos que são posteriormente doados a famílias carentes e pessoas em vulnerabilidade social. A ação teve como objetivo trabalhar a responsabilidade social com a participação dos colaboradores na campanha a fim de evidenciar que pequenas ações fazem toda diferença.

Em junho deste mesmo ano o Comitê Executivo de Sustentabilidade – CES realizou a 1ª entrega dos materiais arrecadados com a campanha: 17 kg de isopor. Cabe destacar que a instituição responsável pela confecção dos cobertores conseguia produzir em média 15 peças por ano com o material que arrecadava por seus próprios meios. Com a doação feita pelos colaboradores do Sebrae/PR, foi possível confeccionar mais 11 cobertores em 2017.

Em agosto, foi realizada a segunda entrega à instituição, totalizado 40kg de isopor levantado por nossa campanha em 2017, os quais corresponderam à confecção de 26 cobertores.

Campanhas de Inverno – 2018 “Brasil sem Frestas”

Em 2018 nossa campanha de inverno focou a arrecadação de embalagens tipo Tetrapak junto aos colaboradores em todo o estado. Essa ação de responsabilidade social visou apoiar o movimento Brasil Sem Frestas em sua iniciativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda por meio da utilização dessas embalagens como revestimento térmico em moradias de madeira.

A partir das embalagens previamente higienizadas e doadas a equipe do Brasil Sem Frestas faz a seleção e o corte, e em seguida costura uma na outra, formando placas de revestimento.

Essas placas são então grampeadas cobrindo as paredes e teto das moradias.

O lado do alumínio fica para dentro, proporcionando o isolamento térmico, melhorando a impermeabilização e prevenindo a entrada de insetos.

Nessa primeira iniciativa contabilizamos mais de 1.400 caixas em todo o estado, as quais foram higienizadas e entregues à instituição em Curitiba. Além da dimensão social dessa ação, vale lembrar que a destinação adequada dessas embalagens é de impacto significativo visto que o material retirado para esse uso mais nobre levaria mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Destinação sustentável de materiais – Instituição hospitalar de assistência a portadores de transtornos mentais

Em dezembro/2016 foi realizada a doação de materiais publicitários (displays, placas e mobiles) utilizados em campanhas anteriores do Sebrae/PR que não seriam reaproveitados em outros eventos.

A partir de contato realizado junto ao Sebrae por voluntários que atendem nessa instituição hospitalar, identificou-se a oportunidade de realizar a doação das peças para utilização em oficinas terapêuticas promovidas pelo estabelecimento.Em maio de 2017 o Comitê Executivo de Sustentabilidade – CES realizou nova doação, agora de sapatos em boas condições de uso, arrecadados pelos colaboradores em campanhas de coleta promovidas anteriormente visando atendimento de pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Estes sapatos serão utilizados pelos pacientes durante a internação ou mesmo na alta daqueles que se encontram em situação de carência. Para os pares que não forem utilizados pelos pacientes, o próprio hospital organizará um bazar social que levantará fundos para outras necessidades.

Além dos sapatos também foram doados à instituição um novo conjunto de materiais de comunicação que já cumpriram seu propósito nas atividades do Sebrae/PR e a exemplo da ação do ano anterior, servirão para uso em atividades terapêuticas realizadas junto aos pacientes do hospital.

Destinação sustentável de materiais – Associação Amigos do HC

A Associação Amigos do Hospital de Clínicas do Paraná desenvolve ações de alfabetização junto às crianças que se encontram em regime de internação para tratamentos mais longos, necessitando de materiais que possam colaborar com essas atividades.

A partir do contato estabelecido por voluntários representantes da instituição, identificou-se a oportunidade de destinação de blocos, pastas plásticas de arquivo e outros materiais que poderiam ser bem aproveitados nas ações desenvolvidas pela entidade.

Qualidade de Vida – Uso das Escadas vs Elevadores

Para trabalhar a responsabilidade social, especificamente a qualidade de vida, iniciou-se em 2017 a campanha interna para utilização das escadas em substituição aos elevadores.

O foco é a saúde dos colaboradores e clientes mas essa ação também tem um pequeno reflexo na redução do consumo de energia elétrica.

Elevadores e escadas receberam painéis adesivos, com mensagens de conscientização e estímulo à uma prática mais saudável no dia-a-dia das pessoas.

Qualidade de Vida – Bicicletário

No mesmo ano, para estimular os colaboradores que moram em regiões próximas à sede Curitiba do Sebrae/PR a virem de bicicleta, foi instalado o bicicletário.

Banheiros foram reformados e adaptados como vestiários para dar o conforto necessário a todos que optarem por esse meio de transporte mais saudável e ambientalmente consciente. A iniciativa está dando resultados e algumas sedes regionais no interior do estado estão se preparando para criar esses espaços em suas instalações.

Qualidade de Vida – Brincar faz bem

Ainda em setembro/2017, foram desenvolvidas ações com o objetivo de estender as iniciativas de sustentabilidade para a casa do colaborador para que estas não fiquem restritas somente ao ambiente de trabalho.

Assim, a primeira campanha realizada foi a “ação entre pais e filhos – para quem brinca a diversão é a mesma!” Os colaboradores foram incentivados a criar um brinquedo feito apenas de material reciclável, e postar uma foto da sua invenção na intranet do Sebrae/PR.

Qualidade de Vida – Dia das Crianças Sustentável

No dia 11 de outubro/2018 foi realizado, nas dependências do Sebrae/PR em Curitiba, o “I Dia da Criança Sustentável Sebrae/PR”, outra ação de responsabilidade social, em parceria entre Comitê Executivo de Sustentabilidade, Programa de Voluntariado do Sebrae/PR e AFUS – Associação dos Funcionários do Sebrae.

A programação contou com diversas atividades lúdicas, tanto para divertir as crianças como para orientá-las quanto à preservação do meio-ambiente.
A ação atuou no apoio a uma Organização Não Governamental criada para oferecer novas perspectivas de inclusão social e de elevação da qualidade de vida para uma comunidade de 1.800 famílias em situação de risco social. Essa instituição foi convidada a participar do evento e trouxe para a festa 24 crianças, entre 6 e 10 anos.

Sebrae/PR - Todos os direitos reservados