A situação anda complicada, a maioria sabe disso, alguns poucos resistem em aceitar que a situação anda difícil… e daí?

O que importa é que você está ciente de que o momento é delicado e requer além de cautela, ações para superar essa fase.

Há também aqueles – e são muitos – que acham que acautelar-se dando um passo para trás é ruim para a empresa, que demonstra fraqueza, que é vergonhoso…

Ora, deixe disso, na verdade, em situações de dificuldades, ou mesmo diante de um sintoma de problemas futuros, planejar e dar um passo atrás é sinônimo de muita inteligência!

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Mas, afinal, o que queremos dizer com “dar um passo atrás”?

É algo como:

  • Se sua empresa cresceu, nada a impede de mudar novamente a fim de diminuir fisicamente, para economizar em seus custos;
  • Se sua empresa dispõe hoje de um grande mix de produtos, nada impede de reduzir esse mix, eliminando itens de baixo desempenho;
  • Se sua empresa está perdendo vendas por falta de clientes, nada impede de repensar seu modelo de negócio e mudar o perfil de seus produtos e o perfil de seus clientes;
  • Se sua empresa cresceu pelas suas próprias decisões, nada impede que agora você convoque seus colaboradores para auxiliá-lo a repensar sobre seu negócio;
  • Se sua empresa já imobilizou em vários itens (imóveis, veículos, máquinas, …), nada impede em repensar sobre estes investimentos, cancelando (momentaneamente) compras, renegociando e trocando bens por outros de menor porte, …
  • Se você já tem uma equipe comercial que atende seus clientes, nada impede que você retome os contatos, que volte a visitar, conversar e perceber as reais necessidades deles.

Lembre-se: SUA EMPRESA PRECISA SER ACIMA DE TUDO LUCRATIVA, SER SAUDÁVEL FINANCEIRAMENTE, E ISTO É O QUE IMPORTA!

Portanto, deixe ditos e conceitos populares e dê um passo para trás!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast