Olá pessoal,

Já estamos na metade da nossa Missão e estou aqui para contar como foi o terceiro dia dessa experiência única para os empresários paranaenses que já estão com muitas ideias para aplicar a seus negócios.

O tema do Workshop do dia 17/09 foi “Expandindo seu Negócio”, ministrado pelo Prof. Edgar E. Troudt, PHD. Inicialmente foram abordados exemplos das marcas Starbucks, Mc Donald´s e Dunkin´Donuts. Dentro destes exemplos, o professor comparou as diferentes formas que os clientes veem e sentem estas marcas. Starbucks e Dunkin’ Donuts tem a percepção do consumidor muito clara, no segmento de cafés. Já o Mc Donald´s ainda não conseguiu esta percepção, que é: Por que você compra café lá?

Um segundo tema que foi abordado foi a utilização de lojas Pop Ups e sites (thestorefront.com) para testes de novos produtos, reduzindo investimento e ampliando a rapidez em pesquisas.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Para este segundo tema, o professor da Baruch enfatizou a importância das pequenas empresas fazerem parcerias com outras empresas, sendo estas pequenas ou grandes empresas. Exemplos como a Orville Redenbacher’s (www.orville.com) que fabrica pipocas e fez uma parceria com uma locadora de DVD´s foram destaques.

Para construir uma comunidade de clientes, o professor sugere responder as três perguntas abaixo:

  1. A sua mensagem é relevantepara seu público?
  2. Ela é de fácil compreensão e acessível?
  3. Você está interagindocom sua comunidade?

Após estas abordagens, os participantes da missão foram convidados a fazer um exercício para suas empresas, descobrindo qual a percepção que seus clientes têm de seus negócios e possibilidades de parceria com empresas do Brasil.

À tarde, visitamos a ThoughtWorks. Fundada há 20 anos, em Chicago por Roy Singham. A visita à ThoughtWorks foi conduzida por Jared Hatch que nos explicou que a empresa tem como objetivo atrair e empregar os melhores intelectuais do mundo – construindo uma comunidade fundamentada na atitude, aptidão e integridade. A ThoughtWorks cresceu de um grupo pequeno em Chicago para uma empresa de mais de 2.500 pessoas apaixonadas pelo que fazem, espalhadas por 30 escritórios em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Equador, Alemanha, Índia, Singapura, África do Sul, Uganda, Reino Unido, e Estados Unidos. Para saber mais sobre essa empresa  acesse www.thoughtworks.com.

Voltamos à Baruch para reunião de fechamento e avaliação das atividades. Debate sobre os principais aprendizados do terceiro dia e reflexões de como incorporar os conhecimentos adquiridos nas empresas dos participantes. Discussão sobre as informações que o Jared Hatch apresentou, que foram:
Os principais valores que a empresa transmite são:
– Gerir um negócio sustentável;
– Liderar e promover a excelência de software e revolucionar a indústria de TI;
– Advogar apaixonadamente em favor de justiça social e econômica;
– O diferencial é ter sempre as soluções para os clientes semi-prontas, com entrega super-rápida. Se precisar, desenvolvem de um dia para o outro;
– Para reter talentos, a empresa tem locais agradáveis para se trabalhar e estimulam a mudança dos funcionários para escritórios da empresa em outros países. Tratam o turn over como parte do negócio;

As reflexões do nosso dia foram:
– Qual a possibilidade de parceria que posso fazer para expandir meu negócio?
– As minhas ações de marketing são pensadas e aplicadas de uma só forma (ações físicas + ações online)?
Amanhã, conto para vocês como foi o nosso penúltimo dia de missão. Fique ligado pois o tema do nosso quarto dia é “Saia do lugar comum e pense diferente – Inovação Disruptiva” e nossos empresários serão desafiados a pensar “e se? ”
Até amanhã pessoal!

Até amanhã pessoal!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast