Quando nasceu a ideia de homenagear os pais, o principal objetivo era valorizar e reforçar os laços entre as famílias. Este objetivo central ainda é o que mantém esta data comemorativa ativa e é aproveitada pelo varejo para incrementar as vendas.
De acordo com a pesquisa da Fecomércio do Rio de Janeiro  31,2% das pessoas tem intenção de presentear alguém nesta data  e estes presentes comprados devem injetar R$ 5, 3 bilhões no comércio brasileiro. As opções mais citadas como possíveis presentes são itens de vestuário, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios, mas os aparelhos eletrônicos, tecnológicos  estão em alta na preferência dos filhos e claro, dos pais também.
Algumas pesquisas atuais trazem um certo pessimismo para esta data em 2014, mas a queda do consumo durante os jogos da copa do mundo  e o alto nível de estoques que as empresas possuem podem potencializar e elevar as vendas, devido  à queda dos preços ,  as ações promocionais desenvolvidas dentro dos pontos de vendas e através das mídias eletrônicas que podem ser estratégias de alavancagem de vendas.
O  calendário aponta uma oportunidade no dia 10 de agosto e clama por uma iniciativa dos empreendedores para atingir o alvo, que é vender mais!
Todas as datas comemorativas são  conhecidas e muito disputadas pelo varejo,  isso exige um planejamento antecipado para pesquisar, buscar melhores opções e oportunidades com menor custo para realizar ações e  tornar-se diferente dos demais do setor  nestes momentos especiais do ano.
Porém, se este tempo de planejamento não foi  priorizado,  a pergunta que não quer calar é : Dá ainda tempo de  aumentar a minha venda nesta data onde as pessoas estão dispostas a presentear?
O Sebrae São Paulo criou uma cartilha para apoiar o empresário nesta data, segue o link para pesquisar informações http://sebr.ae/sp/vm_dpais2014.

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Listo abaixo algumas dicas que podem ser uteis na hora de promover os produtos e a loja, aos olhos do cliente ansioso em agradar o seu homenageado:

  • Planejar o espaço físico da loja é fundamental para destacar-se dos demais…a vitrine deve ter cores e características voltadas ao público masculino realçadas por uma iluminação que valorize o produto;
  • O espaço da loja pode ter espaços específicos de acordo com o estilo de clientes, por isso é fundamental conhecer o público da empresa;
  • A equipe de vendas deve estar preparada para entender que os perfis dos clientes são diferentes e na maioria dos casos, muito exigentes;
  • Os vendedores devem conhecer muito bem os produtos que a empresa possui, as ofertas e o que pode agradar mais os seus clientes nesta época – qualificação nunca tem uma linha de chegada, é algo a ser perseguido sempre;
  • A empresa pode criar cupons de vantagens, cupons de descontos para atrair clientes que valorizem este tipo de estratégia, a data é especial e merece ser tratada de forma diferente!
  • A divulgação em mídias sociais vem crescendo “assustadoramente” e é imprescindível explorar este meio para atingir clientes que vem desenvolvendo o hábito do e-commerce.

Enfim, o varejo a cada dia que passa deixa de ser apenas exclusividade do meio físico e passa a ser multicanal. A loja física é um dos canais que se aproxima do cliente, mas o virtual, a conveniência, o catálogo, o telefone, são meios que fazem o cliente conhecer a empresa e podem gerar uma venda maior.

O Varejo é dinâmico e envelhece rápido. Para manter-se vivo é preciso mudar, criar, recriar e inovar!!!  Enfim, o Dia dos Pais está aí.  Aproveitem!

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