Economia e marketing sempre se cruzam e desta união podemos tirar boas lições. Como será o consumo em2014?

Tentar prever o mercado sempre é uma tarefa difícil. O que me deixa um pouco menos ansioso por não saber como será o futuro é lembrar que meus concorrentes também não sabem. Obviamente alguns podem ter mais informações que outros e chegarem a conclusões mais assertivas sobre o futuro, portanto, o mais importante é obter o maior volume de informações possível. Só com muita informação podemos tomar as melhores decisões.

Tudo indica que as taxas de juro devem continuar crescendo nos próximos meses. É uma tentativa de reduzir o consumo que está em alta. Porem as taxas de juro não deve subir a tal ponto de provocar uma queda do consumo significativa, será apenas para manter o nível equilibrado, afinal será um ano com Copa do mundo e eleição.

Mas qual o problema do consumo se manter aquecido? Não é isso que qualquer empresa gostaria?

Não existe problema nenhum da demanda ficar aquecida desde que as empresas também melhorem sua produtividade. Quando as pessoas passam a ter maior poder aquisitivo e, portanto, consomem mais as empresas precisam produzir mais e se não vencem produzir tudo que o mercado precisa falta mercadoria. O mecanismo para equilibrar isso é aumentar o preço porem a consequência é a Inflação. O custo do que acontecerá em 2014 será pago em 2015, se a demanda permanecer aquecida em 2014, provavelmente teremos maiores dificuldades em 2015.

Com estas informações da economia podemos pensar em nossas estratégias de marketing para 2014. Como você está planejando o próximo ano? Deixe seu comentário!

 

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade e Política de cookies

Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast