Também denominado em inglês de target costing é uma das estratégias para gestão de custos na empresa.

Quando sua empresa não consegue mais elevar o faturamento, quando os preços são determinados pelo mercado e você não consegue vender com melhor margem, então é hora de calcular e determinar o seu custo meta.

Determinar o seu custo meta passa a ser a sua melhor, pra não dizer a única, alternativa nessa fase da empresa…

E qual é a lógica?

Bem simples, se sua empresa não consegue obter lucro ou atingir o lucro desejado com base na sua capacidade de vendas, então, é necessário conter os custos a ponto de chegar ao lucro desejado… serão então 2 grandes metas: estabelecer a meta de lucro desejado e para isso, também, estabelecer o custo limite necessário de ser praticado.

O procedimento é simples de ser estabelecido, bem provável, porém, bastante difícil de ser aplicado na plenitude, afinal, cortar alguns custos é fácil, difícil é cortar o suficiente, concorda?

Mas não tem saída… esse é o caminho que todas as empresas percorrem em algum momento da sua vida!

 

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast