Embora sem saber ao certo quando ocorrerá o apagão elétrico, é possível se preparar para evitar ao máximo que ele ocorra. Porque este tipo de evento não acontece por acaso. Na maioria das vezes há sinalização anterior de que o mesmo ocorrerá, por exemplo, falta de chuvas, aumento no consumo de energia, falta de investimentos e assim por diante. O caso mais difícil de detectar é a falha humana, e até esta, segundo os especialistas pode ser percebida por um bom observador. Se você conseguir previamente identificar nas pessoas que trabalham na área, sinais de negligência, incompetência, desconhecimento, descontentamento e assim por diante, este tipo de apagão pode ser evitado. Mas quem sabe um dia, eu me dou este direito de escrever mais sobre este tema.

Nesta semana quero trocar ideias sobre os possíveis apagões que podem ocorrer dentro das empresas de uma forma em geral.

Embora eu saiba que cada um destes eventos é suficiente para gerar novos textos peço que reflitam sobre alguns destes acontecimentos.

  • Apagão de Liderança – Se na sua empresa entra ano e sai ano e a rotina é sempre a mesma, não existem novos desafios, pode ter certeza que a acomodação está ganhando espaço dentro da mesma e isto significa que em breve isto trará consequências para os seus negócios. Então crie a rotina anual de gerar novos desafios para os próximos anos. É evidente que estes desafios devem estar alinhados tanto com a missão, quanto à visão de futuro da empresa.
  • Apagão de Talentos – E quando você precisa promover alguém é fácil? Na maioria das vezes perdemos um excelente operador e ganhamos um líder “aceitável”.  Preparar pessoas é um dos grandes desafios das lideranças.
  •  Apagão de ideias e criatividade – Se sua empresa já faz algum tempo que não faz algo diferente seja no relacionamento com o cliente, seja nas relações com os funcionários e fornecedores, para lançar um novo produto ou serviço, pode ter certeza que em breve a concorrência vai ganhar espaço no mercado. Portanto, manter estes canais de relacionamento, cliente, funcionários e fornecedores, é fundamental para manter-se longe do apagão de clientes e apagão financeiro. Inovação faz a diferença seja de processos, produtos ou no modelo do negócio.
  • Apagão de clientes – Começou a perceber que está perdendo clientes? Use os famosos conceitos de marketing eles ajudarão e muito. Observe se o preço está adequado, veja a qualidade do atendimento, atente para o produto ou serviço que você está vendendo, analise como está a sua promoção e divulgação e assim por diante. Além disso, dá uma “olhada” no que a concorrência está fazendo e não se esqueça de conversar com o seu cliente. Mantenha sempre um cadastro atualizado com o histórico do mesmo.
  •  Apagão financeiro – Este talvez seja o apagão mais fácil de ser percebido, porque começa sobrar contas a pagar antes das receitas entrarem. Neste caso além de observar a estrutura de custos, analisar a política de prazos para compra, venda e estoque é fundamental. Estoque em demasia é capital parado.

Estes e outros tipos de apagões podem ser amenizados, utilizando um sistema de informações hoje muito conhecido no mercado como business intelligence ou inteligência dos negócios, que ajudam o empresário a tomar decisões antes que os possíveis eventos possam ocorrer.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

 

O que você está fazendo para diminuir os riscos de apagões na sua empresa?

Quais os tipos de risco de apagões que a sua empresa está sujeita?

Qual é a probabilidade de acontecer um apagão na sua empresa em curto prazo?

Vivemos na era da comunicação, do conhecimento, da velocidade das informações, portanto não cabem mais “super-heróis. Hoje mais do que nunca o mundo precisa de líderes.

Líderes situacionais, para evitar os diversos apagões sejam eles dentro das empresas ou em nossos grandes desafios sociais tais como da educação, da saúde, dos transportes, da energia e outros.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast