CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Normalmente o CRM está associado a um software mas isso não deveria ser verdade. Mais do que uma ferramenta o CRM deve ser uma filosofia de negócio.

Um software de CRM registra todas as ações de compra de seu cliente e gera um grande banco de dados que permite analisar o comportamento de compra de um cliente. Obviamente em muitos casos isso não é automático e exige uma ação humana para registrar a informação, portanto é necessário o comprometimento de todos os envolvidos para seguirem os procedimentos para que todas as informações fiquem armazenadas.

Com as informações geradas por um CRM podemos tomar decisões melhores e criar réguas de comunicação que geram interação com o cliente. Um bom exemplo é identificar o padrão de compra de um cliente que mensalmente adquire determinado produto, em um mês a compra não acontece, o sistema identifica a quebra do padrão e alerta que é necessário um contato com o cliente. Isso só é possível se tiver dados registrados, parâmetros para analisar as informações e fluxo para que a informação chegue para pessoas que possam tomar decisões.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Existem softwares de CRM caros, mas é possível encontrar até sistemas gratuitos. Mais do que um software a essência do sistema está em uma filosofia de gerar valor para o cliente. Isso não significa que não precisamos registrar as informações, podemos guardar estas informações em qualquer lugar, até anotar em um caderno. É claro que um sistema informatizado facilitará muito todos os processos e garantirá uma melhor interação com o cliente.

Gerenciar clientes é fácil desde que todos dentro empresa compartilhe o mesmo ideal de superação das expectativas do cliente. Sua empresa utiliza algum sistema de CRM? Compartilhe suas experiências!

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast