Vivemos em uma era em que pessoas estão ultra conectadas gerando a multiplicação da informação em escala de projeção geométrica instantânea, todos os dias nós somos constantemente bombardeadas por propagandas, e-mail marketing, flyers e as empresas disputam a tua atenção na busca por um potencial consumidor/cliente.

É neste contexto que surge o storytelling um conceito muito recente que vem ganhando cada vez mais espaço por sua importância vital. Enfim quem não gosta de ouvir uma boa história? Ou quem não gosta de contar uma história interessante? São maneiras eficazes de conquistar a atenção de alguém.

Storytelling consiste num método que se utiliza por meio de palavras ou recursos audiovisuais o qual se transmite uma históriaOnde esta história tanto pode ser contada de improviso como pode de forma polida, estruturada, organizada e trabalhada. Também é muito usado no contexto da aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais, sociais e valores éticos.

Mas o que eu quero dizer aqui ou a história que quero transmitir é que o fundamental neste contexto de storytelling, é que este método é muito mais que uma ferramenta para comunicar e inovar e que, em sendo adotado de forma exequível por empresas, torna-se possível potencializar os resultados de um projeto. Só isso já bastaria, mas não é tudo.

Quando uma empresa ou uma marca resolve contar sua história para seu consumidor usando este método de storytelling o narrador se utiliza de atributos tais como uma linha do tempo, introdução, desenvolvimento, exemplos e conclusão. E tem como pilar principal a construção da credibilidade, uma vez que o consumidor compra um propósito e não produtos, serviço ou soluções. Compramos a genuinidade e autenticidade da história que permeia aquela marca, produto ou serviço.

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E você já pensou em contar a tua história? A história da tua marca e da tua empresa? Certamente você tem história para contar, a inovação não pode ser entendida como algo inatingível, o método storytelling é sim um mecanismo interessante para se inovar no marketing, pode-se usar a embalagem do teu produto como espaço para retratar a sua história, workshops, seminários e eventos em que a linguagem falada ou um recurso audiovisual será usado como elemento de interação com seu público alvo.

Portanto, está poderosa ferramenta storytelling pode transformar a sua forma de se comunicar da marca principalmente quando o seu objetivo é de encantar seus consumidores criando uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Uma boa história revela a grande vantagem que a empresa em questão trouxe para a vida do consumidor.

 

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