Consumir não é simplesmente comprar, o consumo começa muito antes deste ato.

O processo inicia quando percebemos que precisamos de um determinado produto ou serviço para atender nossa necessidade ou desejo e buscamos informações sobre este produto. O próximo passo é a decisão e aí sim escolhemos o produto e compramos. Depois disso ainda temos o uso e o descarte do produto. Portanto consumir inicia em nossas cabeças e termina no lixo que produzimos com embalagens, restos de produtos ou simplesmente com o produto que não queremos mais e temos que dar um destino.

No café da manhã de domingo, quando tem um pouco mais de tempo para observar as coisas, perceba quanto uma simples refeição matinal gera de lixo. Consumimos a todo tempo, desde a energia que permite que o rádio relógio te acorde pela manhã, passando pela água que utilizou para lavar o rosto, o café rápido que tomamos, o combustível do carro ou ônibus que nos leva ao trabalho. Enfim, consumir está na rotina das pessoas o todo tempo e quase nunca pensamos que impacto isso tem em nosso planeta.

Consumimos hoje mais do que a capacidade dos recursos naturais se renovarem. Se continuarmos consumindo neste mesmo ritmo, sem nos preocuparmos com o nosso futuro logo nossos filhos e netos não terão o que consumir. Consumir de forma consciente é saber exatamente o que queremos e como aquela compra afeta nosso planeta. Muitos clientes ainda não levam em consideração os impactos que a retirada de um produto da prateleira no supermercado pode ter em nossas vidas. Enquanto isso não acontece a indústria também não vai se preocupar e continuará produzindo com altos impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade. A Indústria somente mudará quando os clientes mudarem e só comprarem produtos preocupados com a sustentabilidade do planeta.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Sua empresa pode inverter esta lógica e sair na frente diferenciando-se dos demais concorrentes, produzindo menos embalagens, utilizando menos recursos naturais e dando um destino ao lixo e resíduos do consumo de seu produto. Não espere seu cliente te cobrar por um posicionamento mostre a ele que você está preocupado.

Seu cliente é consciente? Sua empresa já adota práticas de consumo consciente? Comente em nosso blog e divulgue suas atividades de consumo consciente.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast