A maioria dos Países, conta com um serviço de apoio para micro e pequenas empresas, principalmente no que tange à importação e exportação por parte das mesmas.

A Agência para Pequenos Negócios (SBA), criada em 1953 como órgão independente do governo norte-americano, visa auxiliar, aconselhar, assistir e proteger os interesses dos empreendimentos de pequeno porte nos Estados Unidos, a fim de preservar a livre empresa competitiva assim como fortalecer a economia. Sua missão consiste em apoiar empresários e empreendedores a criar e fortalecer seus negócios. Atua em todo o território norte-americano por meio de escritórios locais e parcerias com organizações públicas e privadas, notadamente os Centros de Desenvolvimento de Pequenos Negócios (SBDC).

Os SBDC constituem rede de cerca de mil escritórios de atendimento a pequenos negócios nos Estados Unidos e normalmente se localizam próximos a universidades e centros tecnológicos, provendo consultorias gratuitas e treinamentos com custos muito baixos. Oferecem ainda serviços técnicos para empreendedores e empreendimentos de pequeno porte, tais como desenvolvimento de planos de negócio, assistência à produção, facilitação do acesso a créditos e financiamentos, apoio à exportação e à importação, ajuda para recuperação pós-desastres, auxílio em processos de compras e contratos, serviços relativos a pesquisas de mercado, entre outros.

Em 2000, SBA e Sebrae celebraram protocolo de intenções com o objetivo de promover o intercâmbio entre pequenas empresas norte-americanas e brasileiras visando o desenvolvimento econômico e comunitário entre elas.

Em 2012, foi assinado memorando de entendimento entre o Sebrae, a Associação Norte-Americana dos SBDC (ASBDC) e a Universidade do Texas, objetivando desenvolver ações de cooperação internacional para o apoio ao desenvolvimento institucional em prol das micro e pequenas empresas, pelo período de cinco anos. Nesse sentido, teve início o projeto Inteligência Comercial Internacional, que resultou na Central de Oportunidades.

Conheça quais são os critérios que definem os pequenos negócios nos Estados Unidos: número de empregados e receita anual média (Agência Norte-Americana para os Pequenos Negócios – SBA)

– Para a maioria das empresas manufatureiras e das indústrias de mineração, são consideradas pequenas empresas aquelas que tenham até 500 empregados.

– Para as empresas não manufatureiras, pequenas empresas são aquelas que tenham receita anual média de até US$ 6 milhões. A receita anual média é medida com base nos três últimos anos fiscais completos da empresa.

 Instituições de apoio a pequenos negócios nos EUA: Agência para os Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration); Associação dos Centros de Desenvolvimento de Pequenos Negócios (ASBDC – Association of Small Business Development Centers); Associação Norte-Americana para Pequenos Negócios e Empreendedorismo (USASBE – United States Association for Small Business and Entrepreneurship); e Federação Nacional de Negócios Independentes (NFIB – National Federation of Independent Business).

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

 

 Estatísticas sobre o papel dos pequenos negócios na economia:

Total de pequenos negócios no país: 28 milhões de empresas (2013)

Participação dos pequenos negócios no total de empresas no país (%): 97 (2013)

Participação dos pequenos negócios na geração de empregos formais no país (%): 65 (2013)

Renda gerada pelos pequenos negócios no país (% PIB): 50 (2013)

Participação dos pequenos negócios no volume das exportações do país (%): 35 (2013)

Fonte: SBA

 Atividade empreendedora no país

Percentual da população adulta (18-64 anos) do país envolvida em atividades empreendedoras, por estágio do empreendimento.

Empreendedores nascentes (até 3 meses de operação): 9%

Empreendedores novos (com menos de 3,5 anos de operação): 4%

Empreendedores em operação há mais de 3,5 anos: 9%

Fonte: GEM 2012

 Ambiente de Negócios

Posição no ranking da pesquisa “Doing Business” – Banco Mundial (2014): 4

Posição no ranking do Índice de Competitividade – Fórum Econômico Mundial (2013-14): 5

Posição no ranking do Índice de Competitividade de Turismo – Fórum Econômico Mundial (2013): 6

O Sebrae Paraná tem uma parceria com o SBDC, através do Sebrae Nacional! Informações adicionais podem ser obtidas através do Departamento de Mercado do Sebrae Paraná.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast