A maioria dos Países, conta com um serviço de apoio para micro e pequenas empresas, principalmente no que tange à importação e exportação por parte das mesmas.

A Agência para Pequenos Negócios (SBA), criada em 1953 como órgão independente do governo norte-americano, visa auxiliar, aconselhar, assistir e proteger os interesses dos empreendimentos de pequeno porte nos Estados Unidos, a fim de preservar a livre empresa competitiva assim como fortalecer a economia. Sua missão consiste em apoiar empresários e empreendedores a criar e fortalecer seus negócios. Atua em todo o território norte-americano por meio de escritórios locais e parcerias com organizações públicas e privadas, notadamente os Centros de Desenvolvimento de Pequenos Negócios (SBDC).

Os SBDC constituem rede de cerca de mil escritórios de atendimento a pequenos negócios nos Estados Unidos e normalmente se localizam próximos a universidades e centros tecnológicos, provendo consultorias gratuitas e treinamentos com custos muito baixos. Oferecem ainda serviços técnicos para empreendedores e empreendimentos de pequeno porte, tais como desenvolvimento de planos de negócio, assistência à produção, facilitação do acesso a créditos e financiamentos, apoio à exportação e à importação, ajuda para recuperação pós-desastres, auxílio em processos de compras e contratos, serviços relativos a pesquisas de mercado, entre outros.

Em 2000, SBA e Sebrae celebraram protocolo de intenções com o objetivo de promover o intercâmbio entre pequenas empresas norte-americanas e brasileiras visando o desenvolvimento econômico e comunitário entre elas.

Em 2012, foi assinado memorando de entendimento entre o Sebrae, a Associação Norte-Americana dos SBDC (ASBDC) e a Universidade do Texas, objetivando desenvolver ações de cooperação internacional para o apoio ao desenvolvimento institucional em prol das micro e pequenas empresas, pelo período de cinco anos. Nesse sentido, teve início o projeto Inteligência Comercial Internacional, que resultou na Central de Oportunidades.

Conheça quais são os critérios que definem os pequenos negócios nos Estados Unidos: número de empregados e receita anual média (Agência Norte-Americana para os Pequenos Negócios – SBA)

– Para a maioria das empresas manufatureiras e das indústrias de mineração, são consideradas pequenas empresas aquelas que tenham até 500 empregados.

– Para as empresas não manufatureiras, pequenas empresas são aquelas que tenham receita anual média de até US$ 6 milhões. A receita anual média é medida com base nos três últimos anos fiscais completos da empresa.

 Instituições de apoio a pequenos negócios nos EUA: Agência para os Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration); Associação dos Centros de Desenvolvimento de Pequenos Negócios (ASBDC – Association of Small Business Development Centers); Associação Norte-Americana para Pequenos Negócios e Empreendedorismo (USASBE – United States Association for Small Business and Entrepreneurship); e Federação Nacional de Negócios Independentes (NFIB – National Federation of Independent Business).

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 Estatísticas sobre o papel dos pequenos negócios na economia:

Total de pequenos negócios no país: 28 milhões de empresas (2013)

Participação dos pequenos negócios no total de empresas no país (%): 97 (2013)

Participação dos pequenos negócios na geração de empregos formais no país (%): 65 (2013)

Renda gerada pelos pequenos negócios no país (% PIB): 50 (2013)

Participação dos pequenos negócios no volume das exportações do país (%): 35 (2013)

Fonte: SBA

 Atividade empreendedora no país

Percentual da população adulta (18-64 anos) do país envolvida em atividades empreendedoras, por estágio do empreendimento.

Empreendedores nascentes (até 3 meses de operação): 9%

Empreendedores novos (com menos de 3,5 anos de operação): 4%

Empreendedores em operação há mais de 3,5 anos: 9%

Fonte: GEM 2012

 Ambiente de Negócios

Posição no ranking da pesquisa “Doing Business” – Banco Mundial (2014): 4

Posição no ranking do Índice de Competitividade – Fórum Econômico Mundial (2013-14): 5

Posição no ranking do Índice de Competitividade de Turismo – Fórum Econômico Mundial (2013): 6

O Sebrae Paraná tem uma parceria com o SBDC, através do Sebrae Nacional! Informações adicionais podem ser obtidas através do Departamento de Mercado do Sebrae Paraná.

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