Criar um ambiente de inovação é crucial para que uma empresa seja capaz de otimizar seus processos, trazer novos (e melhores) produtos e serviços ao mercado, aumentar sua eficiência e, o mais importante, aumentar sua lucratividade.

Os mercados (locais, regionais, nacionais ou globais) estão se tornando altamente competitivos. A concorrência aumentou devido ao acesso mais amplo às novas tecnologias e do aumento das oportunidades de comércio e compartilhamento de conhecimento oferecidas pela Internet.

Inovação, um diferencial no mercado competitivo

Inovação é fazer algo radicalmente simples, voltado ao cliente. As empresas que experimentam um crescimento massivo e transformam setores e sociedades são aquelas que produzem soluções que resolvem os problemas dos seus clientes.

Essas empresas buscam gerar nova demanda ou expandir seus mercados, ao invés de lutar contra a concorrência por uma participação de mercado existente. Seus produtos são magnéticos e as pessoas não param de falar sobre eles, pois capturam sua imaginação e fornecem inspiração.

A diferença está no foco. Esses empreendimentos não tentam apenas melhorar gradualmente um produto existente (como um smartphone com mais megapixels); eles não apenas ouvem seus consumidores e adicionam os recursos que eles pedem, essas empresas inspiram e surpreendem seus clientes, dando-lhes mais do que sonharam ser possível.

Esses negócios não competem com outros, mas se concentram em fazer tudo com excelência. Na verdade, eles vão além de melhorar um produto e se concentram em melhorar o futuro, transformando seus setores. É o caso da Apple com o iPod e o iTunes, que transformou a indústria da música e inúmeras outras empresas que impactam o nosso dia a dia.

Inovação e a mudança de mentalidade

Tudo começa com uma mentalidade de inovação, um pensamento que leva a querer encontrar soluções significativas que impactem o mundo, em vez de apenas ganhar dinheiro vendendo gadgets.

Por exemplo, quando os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, começaram a trabalhar em seu mecanismo de busca, eles disseram a si mesmos que seu produto mudaria o mundo. E eles fizeram. O mundo não seria o que é hoje  sem o legado do Google, não é mesmo?

Um empreendedor com mentalidade inovadora criará soluções muito melhores para todos os processos do seu negócio (marketing, vendas, gestão) e não apenas na definição do produto ou na visão da empresa.

Outro bom exemplo é o Airbnb, com sua cultura de inovação no setor de viagens. Os fundadores criaram um site inovador e um modelo de negócio totalmente diferenciado. E essa visão de ser diferente e causar impacto fez com que a plataforma se tornasse referência no mercado. Essa mentalidade não é resultado de sorte ou inspiração. Requer o uso de métodos criativos para geração de ideias. A seguir, confira três dicas:

  • 1. Deixe sua criatividade fluir com o brainstorming

O brainstorming é ótimo para conectar nosso cérebro à criatividade. Essa técnica nos ajuda a descobrir as nossas paixões e quais padrões podemos seguir. Você pode descobrir um negócio fora de sua profissão ou habilidades conhecidas.

Muitas empresas de sucesso foram fundadas por pessoas que nada sabiam sobre seu setor. Na verdade, não ter muitas informações privilegiadas pode ser uma vantagem, uma vez que você tenha ideias originais sem que ninguém lhes diga que isso não pode ser feito.

O case do Airbnb é uma ótima ilustração. Brian Chesky e Joe Gebbia não tinham experiência anterior na indústria de hospitalidade, mas agora eles são um gigante nessa indústria. E tudo começou com a ideia de ganhar dinheiro extra.

  • 2. Resolva problemas de uma maneira diferente

Diz-se que o Facebook foi criado porque Mark Zuckerberg não conseguiu um encontro. Ele teve problemas para encontrar uma data, então criou o diretório de estudantes de sua universidade para troca de conversas.

Esse exemplo, nos diz que, apenas tomar consciência dos problemas diários ao seu redor pode gerar ideias inovadoras. Depois de se acostumar a pensar em termos de soluções, comece a pensar fora de sua rotina diária, invista em ideias que podem impactar a vida das pessoas e em soluções de longo prazo. É daí que surgem as ideias realmente inovadoras!

  • 3. Questionar suposições e reinventar um produto

Muitas vezes não há inovação porque nos acostumamos com o jeito que as coisas são, com o status quo. A inovação surge quando questionamos as crenças amplamente difundidas sobre o mundo e as coisas ao nosso redor, e começamos a olhar para o que nos rodeia com uma nova perspectiva.

Vamos usar um exemplo simples: uma cadeira para restaurante. O modelo comum é uma cadeira com quatro pernas, mas você pode criar modelos inovadores de acordo com o seu estilo de negócio. Cadeiras altas, sem encosto, com duas pernas ou uma base fixa etc. Você pode criar diversas opções, basta ter criatividade!

Não isole a inovação

Sabemos que a inovação pode ser um processo instável que está sujeito ao fracasso, mas não tente isolá-la dentro de certos setores ou pessoas em sua empresa. Ou seja, não sinta que precisa separar a inovação do resto do seu negócio, em que você tem pessoas que “executam” e outras que “inovam”.

A execução e a inovação podem andar de mãos dadas, e as pontes que ajudam a conectá-las são o compartilhamento e o aprendizado de informações. Quando você incentiva os funcionários (e você mesmo) a aprender sobre coisas novas e evitar pensamentos ultrapassados, você fomenta a inovação em seu negócio.

Entenda que “experimentação de crescimento” é um jogo de probabilidades. Quanto mais cedo você conseguir que sua equipe e clientes se envolvam ativamente em seu processo de inovação, mais chances você terá de vencer!

O Sebrae PR ajuda você a inovar

“O programa Tech by Sebrae abriu nossos olhos principalmente para adequarmos nossa exposição digital, ajustar a cultura de empresa e melhorar nossos indicadores econômicos. Mesmo tendo acesso a todas essas “teorias” em MBA’s, no dia a dia acabamos deixando passar muitas coisas importantes para o negócio e o pessoal do Sebrae ajuda com isso, na aplicação das teorias no dia a dia da empresa”. | Renan Vinicius Salvador – CEO Trace Pack

O Tech By Sebrae tem como objetivo a formação de empresas inovadoras. O programa consiste em um conjunto de estratégias que irão ampliar a competitividade da sua empresa, através de workshops, webinars, palestras exclusivas e consultorias especializadas.

Estar no caminho certo indica que você pode chegar ainda mais longe. Amplie suas habilidades e conhecimentos para multiplicar os seus resultados e elevar o potencial de crescimento. Que tal inserir o seu negócio em uma jornada de crescimento?

 

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