Snapchat é um aplicativo, criado em 2011 pelo americano Evan Spiegel, que permite aos usuários enviar vídeos (de até 10 segundos) e imagens que se autodestroem depois de serem visualizados por seus contatos. Existe também o recurso chamado “Minha História”, que deixa as imagens e vídeos postados disponíveis para visualização durante 24 horas para seus contatos.

O aplicativo tem mais de 700 milhões de usuários em torno do mundo, o Snapchat ficou conhecido com o “aplicativo dos millenials” por ter 86% de seus usuários com menos de 35 anos. O Snapchat com 32% de envolvimento entre os jovens fica atrás somente do Facebook, com 75,6% e do Instagram, com 43,1%.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

O Snapchat e um dos melhores aplicativos para atingir o público jovem. Se você ainda está hesitando em colocar o perfil de seu negócio no Snapchat, deixe-me mostrar alguns casos de empresas que usaram o Snapchat:

A marca Hennes & Mauritz (também conhecida como H&M) é uma empresa multinacional sueca de moda presente em 41 países com mais de 3000 lojas.  A marca usou o Snapchat para criar uma campanha que juntou o “real” e o “virtual” atingindo o público jovem. A marca H&M criou uma festa exclusiva em uma cidade da Polônia, chamada Boiler Room. Ao invés de vender ou sortear os ingressos, eles criaram um jogo de caça ao tesouro. Os convites foram escondidos nas dependências da loja e as pistas eram dadas por meio do aplicativo Snapchat. O resultado foi que a marca conseguiu mais de mil novos seguidores, 4 mil pessoas descobriram que a loja era patrocinadora da festa, além de cobertura de mídia gratuita por inovar com seu marketing.

O robô interativo Sphero Bb8 da Star Wars utilizou influenciadores (pessoas influentes na internet em redes sociais e blogs) do Snapchat para promover seu novo brinquedo em seu lançamento. Um dos influenciadores que testaram o brinquedo e postaram no Snapchat, foi o americano Shaun McBride, tem em seu perfil 2 milhões de visualizações por dia. Trabalhar com influenciadores no Snapchat é uma obrigação. Eles conhecem seus seguidores e muitas vezes podem ajudar a sua marca criar um divertido e envolvente conteúdo que produzira ótimos resultados.

Mondelez uma empresa internacional de chocolates e biscoitos fez uma campanha usando Sbnachat para aumentar a notoriedade da marca e vender mais. Eles criaram uma um concurso no Snapchat, para entrar no concurso você tinha que tirar uma foto de sua barra de chocolate, modificá-la usando ferramentas de desenho do Snapchat, e enviá-la para a conta do Snapchat da empresa. O vencedor da competição ganharia dez mil dólares. O resultado do concurso foi apresentado no site da empresa. Esta ação aumentou a consciência dos consumidores sobre a marca, criando publicidade e aumentando as vendas.

A campanha oferecia aos participantes um prêmio de US $ 10.000 (dez mil dólares) para o mais criativo “Snap” (post sobre Snapchat). Veja alguns posts acima.

A Prefeitura de Curitiba lançou a campanha chamada Snapchild para alertar sobre o desaparecimento de crianças no Brasil. Em um pequeno instante uma criança pode se perder dos pais e desaparecer. Assim a prefeitura lançou 3 pequenos vídeos no Snapchat, onde uma mensagem aparece junto com a foto de uma criança, que desaparece em apenas 10 segundos.

https://youtu.be/qhL7RSJ2KnU

A Sprite marca de refrigerantes transformou a embalagem do produto para se conectar com seus consumidores. A ação convidava os consumidores a enviarem seus snapcodes (uma espécie de código QR que permite adicionar amigos à rede social apenas apontando a câmera e tocando sobre a tela.) para o site da marca e terem a oportunidade de ver sua conta do Snapchat impressa em milhares de latas de Sprite. A marca fez um vídeo com influenciadores das redes sociais para promover esta ação.

https://youtu.be/lUKGc-liwes

Dicas para usar Snapchat em seu negócio:

  • Divulgue a sua nova conta de Snapchat. Utilize outras redes sociais (Facebook, Twitter) para divulgar a sua nova conta do Snapchat.
  • Crie conteúdo exclusivo para Snapchat. Utilize imagens e vídeos que serão visualizados em no máximo por 10 segundos ou menos.
  • Crie recompensas e cupons de desconto. Você pode utilizar esta forma de recompensa para quem realizar uma determinada ação como por exemplo seguir enviar uma foto ou vídeo utilizando seu produto ou marca, ou uma resposta a um desafio lançado pela sua marca, seguir sua conta, etc.
  • Mostrar os bastidores. Mostre os bastidores de seu evento ou escritório, o lado divertido.
  • Mostre o uso de seu produto. Faça vídeos mostrando os primeiros consumidores usando um novo produto ou marca.

Existem diversas ferramentas e ações que podem te ajudar a divulgar seu negócio. O Sebrae tem uma serie de soluções que podem te orientar nesta fase inicial de sua empresa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SEU NEGÓCIO

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast