Quando ouvimos a palavra crise, já pensamos em inúmeros fatores negativos e de caminhos restritos para encontrar uma saída possível e que seja superada com facilidade. Mas, a primeira dica é sobreviver as turbulências que acontecerão, usando todas as forças para continuar o seu sonho de ser empreendedor em uma situação mais estável.

O pânico e o desespero são os primeiros sinais que aparecem pelo motivo do desaquecimento da economia, mas, se prender a esses sinais não irá resolver o aumento das vendas e sua sobrevivência.

Neste momento a melhor maneira de se proteger, enfrentar esse tempo conturbado e se preparar para seguir em frente utilizando duas as características empreendedoras: a 1ª: Independência e Autoconfiança e aliada a 2ª que é Correr Riscos Calculados. Atentando para algumas condições:

  • Diminuir seus compromissos, também entendido como grau de endividamento. Aqui traz a reflexão da realização de sacrifícios de quais os custos reduzir, é a primeira ação a fazer, a probabilidade de retração nas vendas e consequentemente redução das suas disponibilidades para cumprir com suas obrigações.
  • Preparar para um número menor de pedidos e de vendas, pois a redução ocorrerá, variando de segmento para segmento de negócios.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Portanto, não calcular seus riscos e se preparar é comum nessas situações, por isso é importante revisar o seu planejamento estratégico, analisando e alterando algumas decisões a serem tomadas para direcionamentos futuros, enfrentando melhor situações adversas, como por exemplo a instabilidade econômica.

O momento pede para revisar os produtos que comercializa e os serviços que oferece aos clientes, também chamado de mix de produtos. A intenção aqui é rever o que é ofertado, atentando para as seguintes dicas:

  1. Como está a performance do seus produtos e/ou serviços?
  2. Qual é o tamanho do estoque? Prazo de validade?
  3. Como está a qualidade da entrega de seus serviços?
  4. Possui alguma certificação oficial de qualidade?

Tais ações não irão colocar o empreendimento em situação agonizante, mas, sim dar eficiência na entrega dos produtos e principalmente sobrevida aos serviços, podendo até surpreender os clientes.

Lembre-se: O Sonho em ser empreendedor começa com você e a realidade construímos juntos.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast