Quem nunca ouviu dizer ou falou que um dos maiores patrimônios de uma pessoa ou de uma empresa é seu nome ou sua imagem?

É, mas a rotina diária e a concorrência nos impõem algumas situações que acabamos nos esquecendo destas “falas” e acabam por comprometer a imagem da empresa.

Longe de ser um especialista sobre o assunto, mas baseado em algumas experiências que vivenciei passo algumas dicas sobre cuidados que podem ser tomados.

  1. Cuide do visual da sua empresa

As empresas devem observar tanto internamente como no seu entorno como está a pintura, a organização, as placas de sinalização e outras coisas do gênero. Não se esqueça do seu site da internet, se tiver muito poluído ou não for de fácil acesso e navegação difícil isto pode influenciar negativamente os resultados.

  1.  Abordagem ao cliente

Tanto na abordagem presencial como virtual merecem cuidados. Tem pessoas que para chamar atenção do cliente coloca o som do alto falante além do necessário, coloca anunciante na calçada impedindo a passagem dos pedestres. Cria uma lista de potenciais clientes a serem contatados pelo telefone ou por e-mails e não capacitam estas pessoas e as mesmas tornam-se inconvenientes na abordagem. Quantas pessoas não se sentem incomodadas com aquelas ligações dos Call Center? Muitas pessoas com quem conversei explicitaram o seu descontentamento.

  1.  Na hora da venda

Este é um momento diferenciado. Cuidado com o exagero. Para fechar a venda, às vezes o vendedor se torna desagradável, faz elogios excessivos, que até o cliente desconfia. Cuidado com os comentários sobre a concorrência, nem sempre isto dá certo. Cite as vantagens do seu produto em relação a outros existentes no mercado, mas cuidado para não transparecer falta de ética. Apesar de existirem muitos produtos similares e o cliente ter dúvida sobre qual adquirir, a decisão é dele.

  1.  Comentários

Cuidados com os comentários tanto no instante da venda como nas redes virtuais são fundamentais, vivemos em total observação por parte das pessoas.

  1.  Coerência

Talvez este seja um dos principais valores que uma empresa deve ter. A convergência entre o que se diz e o que se pratica e o que se promete e que se faz, são fundamentais para aumentar a sua credibilidade. Já se foi o tempo onde a “Lei de Gerson” era sinal de esperteza; ser pontual, entregar produtos e serviços com qualidade no tempo e no preço combinados é que faz a diferença.

  1.  Equipe

Não basta somente você ter orgulho da sua empresa e saber os rumos que você deseja. As pessoas que trabalham nela precisam ser uma equipe. As competências complementares podem desenvolver este sentimento de pertencimento e orgulho por esta empresa. A meritocracia ajuda no fortalecimento da imagem da empresa. Todos precisam ter ciência dos rumos da empresa.

  1.  Comunidade

Ações positivas na localidade onde a empresa está situada ajudam e muito no fortalecimento da imagem da empresa. Ações de responsabilidade social com a comunidade e com organismos sociais demonstram que a empresa está muito mais preocupada com as pessoas do que simplesmente vender um produto ou serviço.

Não dá para garantir que se você cuidar desses aspectos a sustentabilidade da sua empresa estará garantida, mas sem dúvida demonstrará que sua empresa é séria, não é uma ilha.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast