Você já deve ter ouvido falar no Pokémon Go, um jogo de realidade aumentada para iPhone (iOS) e Android. Este jogo já foi lançado em vários lugares do mundo e vai ser lançado no Brasil provavelmente no próximo mês. Só nos Estados Unidos são 65 milhões de usuários.

Várias matérias na internet, jornais e revistas mostram as pessoas fazendo de tudo para capturar criaturas chamadas Pokémon, um jogo que se tornou o primeiro hit mundial, é o aplicativo gratuito mais baixado na App Store nos EUA. As pessoas estão usando este aplicativo mais do que o Instagram e Snapchat.

Como funciona este jogo? Em uma enorme caçada virtual, dispositivos móveis dos usuários vibram quando eles estão perto de Pokémons. Os jogadores então devem jogar uma Pokébola em uma criatura virtual para pegá-la.  O objetivo é pegar todos os 150 Pokémons.

Mas a Nintendo não é a única empresa a ganhar dinheiro com este jogo. Nos Estados Unidos algumas empresas locais estão atraindo clientes Pokémons enlouquecidos, que acabam gastando seu dinheiro nestes estabelecimentos. Esta “Pokeconomia” está revolucionando o mercado.

Quer aproveitar esta onda em seu negócio? Fique atento, assim que liberarem o aplicativo no Brasil, baixe o aplicativo e prepare-se para ser criativo.

Veja abaixo algumas das estratégias que pequenas empresas nos Estados Unidos já estão usando para atrair clientes com o Pokémon Go:

Serviços Turísticos:

Uma empresa do Tennessee que leva as pessoas para passeios turísticos pela cidade, criou um pacote especial Pokémon Go, que leva clientes para marcos específicos para capturar Pokémon ao longo da cidade. A empresa realiza sete tours em 24 horas, cobrando 45 dólares por pessoa.

Usando Pokémon Go para o marketing:

Uma loja de roupas em Utah descobriu que sua localização no jogo era na verdade um Pokéstop. Aproveitou a chance e rapidamente, colocou uma sinalização fora da loja dizendo que era um posto Pokémon, convidando as pessoas a tirarem fotos para rede social, incentivando os jogadores a marcar sua loja nos posts. A loja ganhou publicidade gratuita.

Alguns clientes nos Estados Unidos estão decidindo onde eles vão jantar com base na informação de locais onde tem mais Pokémons.

Usando o tema Pokémon Go:

Uma agência de publicidade em Atlanta, está usando um café para experimentar como a mania Pokémon Go funciona no marketing. O café está localizado entre dois Pokéstops. Como o jogo “atrai” jogadores para as paradas a loja está sendo usada como um centro de apoio aos jogadores. Como o uso do jogo de GPS drena muito as baterias rapidamente, a loja está convenientemente fornecendo 25 estações de carregamento de celular e um pedaço de bolo para os clientes que pegarem um Pokémon dentro de sua loja.

Você também pode oferecer descontos para os jogadores em seu estabelecimento. Na verdade, uma loja na Carolina do Sul estava oferecendo descontos com base no nível de jogadores.

A cozinha do Zoe no Texas ofereceu um cartão de 25 dólares como um prêmio para pessoas que os twittarem fotos de suas capturas de Pokémon no restaurante.

Em Burlington, Vermont, uma padaria está fazendo bolinhos com temas Pokémon para atrair os fãs.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Atraindo Pokémon Go para seu negócio:

L’inizio, uma pizzaria em Nova York aumentou 75% de suas vendas usando as iscas para atrair Pokémons para seu estabelecimento. Estas iscas servem para atrair Pokémons por 30 minutos. É também uma maneira fácil de atrair clientes.

As empresas estão aproveitando este chamado módulo de isca no jogo, item que pode ser comprado dentro do jogo, para atrair as pessoas para a área.

Diamond Bar na Califórnia está se oferecendo para comprar uma isca desta para cada 15 bebidas vendidas.

Para usar este jogo para sua publicidade a ideia é chamar a atenção dos jogadores deixando claro que você está atraindo Pokémons, coloque isso nos panfletos e cartões de visita, sinalização dentro da loja, pendurando bandeiras, e criando ofertas especiais. Certifique-se de colocar o seu logotipo e o logo Pokémon Go em todos os materiais de marketing.

Pokémon Go é uma tendência em expansão que as empresas não devem ignorar.  Não sabemos se este boom vai ser sustentável por muito tempo, mas as empresas têm que aproveitar enquanto podem.

Quer mais dicas para seu negócio? O Sebrae tem um programa chamado “ Começar Bem” que oferece um conjunto de soluções no formato de palestra, oficina, curso e outros recursos como cartilha, guia visual, aplicativo e vídeo para concretizar o seu sonho de um negócio e transformá-lo em um empresário de sucesso!

Comente abaixo sua opinião sobre o Pokémon Go e como ele pode ser usado para alavancar seu negócio.

Leia também o artigo: ” Como colocar um PokeStop ou Ginásio Pokémon no meu estabelecimento comercial?”

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast