Estamos vivendo em uma era digital, onde a comunicação dentro das empresas acontece em sua grande maioria de forma virtual. É comum presenciar colaboradores, até mesmo da mesma unidade de trabalho, conversando através de e-mails. Além de todo o prejuízo para a saúde biológica, do corpo, ainda há o prejuízo cognitivo, para a mente, que pode ser notado através da comunicação verbal.

É importante que os líderes tomem medidas a respeito desse fato, e estimulem o contato entre sua equipe.

Esse contato pode ser em reuniões semanais focando os objetivos, metas e atividades de cada colaborador. Dessa forma o líder obtém vários benefícios: exercita sua competência de escuta, acompanha os resultados, conhece melhor cada pessoa e amplia a sua visão do contexto onde está inserido.

Além das reuniões, as empresas também podem aderir a alguns programas que tenham como objetivo o desenvolvimento da comunicação. Cito aqui um exemplo, publicado na reportagem da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Estudo aponta que executivos acreditam que Storytelling é capaz de aumentar resultados!

http://www.abtd.com.br – Data da Publicação: 25/04/2013

Enquete mostra que 92% dos executivos acreditam que a técnica de Storytelling pode aumentar resultados por meio da melhor comunicação nas empresas. Somente 27% deles, entretanto, já usam essa ferramenta no trabalho.
“As pessoas se lembram muito mais de boas histórias do que de números”, costuma dizer o consultor Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT, empresa especializada em Treinamento e Desenvolvimento Gerencial. É por isso que ele defende o uso das técnicas de Storytelling no mundo corporativo.
O Storytelling é uma técnica que faz o uso de histórias para enriquecer conteúdos e envolver pessoas. “Por ser um recurso mais emocional, contar histórias ajuda a envolver as pessoas”, explica Castro. “Por tudo isso, afirmo que será cada vez mais intenso o uso desta técnica em programas de treinamento, o que os deixará mais eficientes e prazerosos”, completa.
Durante dez dias do mês de abril, a ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento realizou em seu site uma enquete para saber como é o uso de Storytelling nas empresas. No mesmo período, a ABTD realizou, junto com Alfredo Castro e James McSill, um seminário sobre Storytelling. A entidade recebeu 159 respostas, que geraram dados interessantes:

1)      45% dos participantes afirmaram conhecer aplicações de Storytelling no mundo corporativo. 55% não conhecem.

2)      Somente 22% das pessoas que responderam utilizam Storytelling no ambiente organizacional.

3)      27% dos participantes afirmam que a empresa que trabalham utiliza Storytelling em alguma área, enquanto 73% disseram que não.

4)      92% dos entrevistados acredita que o Storytelling pode aumentar resultados em sua empresa, a partir de uma melhor comunicação entre os colaboradores e as áreas. Somente 8% não acreditam nesta técnica aplicada à sua empresa.

Avaliando os dados apresentados na enquete, Alfredo Castro vê no Stoytelling uma ferramenta de aprimoramento e capacitação profissional que só vem a somar. “Tornar conteúdos muitas vezes densos mais prazerosos de serem memorizados, aprendidos e disseminados é uma questão de inteligência organizacional. Os profissionais estão interessados, como a própria enquete mostrou, em aprender pela técnica de Storytelling, o que é um sinal verde para as empresas abusarem da ferramenta. Basta, agora, elas aprenderem como e se valerem desta novidade para atrair a atenção de seus colaboradores”, diz.

Por Nicole Marin

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast