Seguindo a nossa conversa sobre a concretização do SONHO de ser empreendedor, apontados nos quatro trabalhos anteriores e os passos a seguir, neste artigo vamos compreender melhor as características empreendedoras.

É importante entender essas características como princípios fundamentais de sobrevivência do empreendedor no mundo dos negócios e, porque não dizer, como propulsor dinâmico de sua comunidade através de uma nova ideia implementada, seja em um produto ou serviço.

Após ter identificado seus hábitos como empreendedor, pesquisado sobre como será a sua ideia e/ou sonho na realidade, confrontando os prós e contras, calculado os riscos e, claro, tudo bem anotado detalhadamente, cria-se um mapa para análise e orientarão aos próximos passos na exposição real do empreendimento.

Saber qual o ramo de negócio irá investir e de quanto será necessário no início, ajudará focar a sua atuação do serviço ou negociação do produto que ainda não foi explorado de maneira adequada por outras empresas.

De maneira que pode ser uma dica para enxergar um novo nicho de negócio, podendo ter um risco de sua aceitação inicial no universo de negócio em que pretende atuar, mas se o ganho econômico (lucro) previsto compensa o trabalho, não tenha meda, o realize. Tenha iniciativa e busque a sua independência e autoconfiança, pois já percorreu muito até aqui.

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Não se esqueça de seu histórico profissional como o “primeiro emprego” e as habilidades que irá adquirir no decorrer desses anos, saiba extrair o que tem de melhor de ti e que sua ideia seja inovadora para o que for aplicar. Apesar de vivermos muitas dificuldades no dia-a-dia, estar comprometido com que irá fazer é o segredo do sucesso.

Hoje é de conhecimento de todos que as pequenas empresas dão sustentação a economia global, elas agregam diferenciais aos produtos e serviços que oferecem. Também, são responsáveis por 60% dos mais de 90 milhões de empregos no Brasil e ainda 99% dos mais de 6 milhões de estabelecimentos formais no país. Essas empresas, na sua maioria estão presentes nos setores do comércio e serviços e, em menores proporções na indústria e construção civil (SEBRAE/2013).

As próprias estatísticas citadas demonstram um cenário favorável aos futuros empreendedores, calculando os riscos da ideia a ser concretizada, utilizando como parâmetros iniciais as metodologias do CANVAS e do PLANO de NEGÓCIO ajudarão a entender melhor a dinâmica dos números e das relações a esse negócio que será iniciado.

Confiram as opções disponíveis contendo as explicações das metodologias no endereço: https://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/ch.Vídeos-Sebrae.prin

 

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