Estava analisando a arquitetura de um Shopping e ele normalmente é fechado e sem janelas. É um local em que se perde a noção do tempo, e quanto mais tempo o cliente fica no shopping maiores são as chances de vender. Na verdade, um Shopping é um grande armazém de lojas e muitas vezes não se sabe o que tem dentro, é preciso colocar as logomarcas das principais lojas nas paredes externas para identificarem.

No estacionamento a dificuldade de vagas perto das portas de acesso é grande e quando você estaciona não encontra calçadas. Isso é feito para você ficar o menor tempo possível neste espaço já que lá não tem lojas vendendo e faturando. Em muitos casos se você não tem carro o shopping parece dizer “não venha”.

Ao entrar na área de lojas os seis primeiros metros não são percebidos pelos visitantes, é a chamada área de descompressão, o mesmo acontece para escada rolante, portanto as melhores lojas não ficam próximas das escadas ou na entrada do shopping. Como o conceito é que espaço é dinheiro os shoppings vendem até embaixo da escada. Tudo é planejado para que você caminhe e passe em todas as lojas, é o chamado caminho forçado. Caminhar na rua exige olhar para baixo, no shopping o cliente pode andar com a cabeça alta olhando as vitrines já que o piso é uniforme. Os clientes se sentem mais seguros pois não tem chuva nem vento, o ambiente torna-se mais acolhedor. Mão livre significa mais compras, portanto os carrinhos de bebes alugados no shopping permitem a mãe ter mão livres. Shoppings que não se preocupam com o clima interno podem vender menos já que alguém segurando um casaco enquanto está visitando as lojas pode comprar menos. Uma possibilidade para não carregar compras e ocupar as mãos seria enviá-las para guarda volumes ou quem sabe diretamente para o carro na saída.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Quanto mais tempo as pessoas ficarem dentro do shopping mais vendas e mais visitas acontecerá. Por isso a área de lazer dos shoppings cresceu tanto. Várias lojas já têm sua própria área de lazer. Segurar o homem envolvido e não deixar o filho ficar entediado é uma dura missão para os administradores de shopping já que este é o paraíso das mulheres, basta olhar a quantidade de lojas para mulheres principalmente na categoria roupa femininas. As raras lojas de aparelhos eletrônicos estão cheias de homens.

O shopping é o templo do consumo, porém nem sempre consumimos dentro do shopping. A praça de alimentação é um destes momentos de compra e uso dentro do shopping pois a comida tem gratificação imediata. Na maioria dos casos o cliente compra e vai usar um tempo depois. Estudos apontam que 25% das pessoas que estão dentro do Shopping estão comendo e as praças de alimentação são excelentes locais para encontrar e observar pessoas.

Depois desta análise acho que fica claro que nada é feito por acaso. Em seu comércio ou loja você planejou cada espaço pensando em vender mais?

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast