Apresentação

SustentabilidadeEmbora já venha há muito tempo desenvolvendo iniciativas relacionadas à Sustentabilidade em suas atividades, a partir de 2015 o Sebrae no estado do Paraná implantou formalmente uma proposta de trabalho visando a aplicação desses conceitos em sua forma de gestão. Surge então o Projeto de Sustentabilidade Interna do Sebrae, com a coordenação da Unidade de Gestão Administrativa e Contratações e sob a gestão da Diretoria de Administração e Finanças.

Na elaboração desse projeto, inicialmente procurou-se recuperar iniciativas importantes oriundas de trabalhos anteriores desenvolvidos sobre sustentabilidade no Sebrae que precisavam ser retomadas, atualizadas às novas práticas de mercado e monitoradas sistematicamente.

Para promover avanços e fundamentar tecnicamente a nova iniciativa, a equipe designada realizou visitas técnicas de benchmarking e extensas pesquisas para identificar os melhores referenciais na adoção de práticas de gestão sustentável.

Entre essas metodologias, destacam-se os Indicadores Ethos de Gestão Sustentável, Diagnóstico GRI, Pressupostos do Global Compact da ONU além dos conceitos abordados nos Capítulos 3 – Critério de excelência e 4 – Sociedade, do Modelo de Excelência em Gestão (FNQ-Fundação Nacional da Qualidade 20ª. Edição 2014) que abordam os processos gerenciais com respeito ao meio ambiente, tratamento das demandas da sociedade e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pelo Sebrae.