Para qualquer organização conseguir de fato incorporar à sua forma de atuação os conceitos fundamentais de sustentabilidade uma pré-condição é essencial: o comprometimento da alta liderança. Seja o dono da empresa, o Presidente ou os Diretores, essa decisão e exemplo partindo da liderança demonstra aos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros a importância da Sustentabilidade na forma como a empresa passa a realizar suas operações.

Com o Sebrae não foi diferente!

O comprometimento dos Diretores foi fundamental para a implantação do projeto. Devido à relevância do tema, um deles tornou-se o patrocinador da iniciativa: José Gava Neto, Diretor de Administração e Finanças.

“Não há negócios a se fazer num planeta morto. Essa frase é emblemática e representa o significado que todas as organizações devem fazer para evitar que a nossa dívida com as gerações futuras aumente. Iniciamos o programa com foco mais interno, embora já tenhamos vários projetos onde o conceito da sustentabilidade é aplicado. É preciso ter coerência entre o que ensinamos aos clientes e nossas práticas, portanto estamos aprimorando nossa tarefa de casa.”

José Gava Neto
Diretor de Administração e Finanças – Sebrae Paraná

O engajamento da Diretoria além de destacar a relevância do tema, favoreceu a inclusão da Sustentabilidade nos objetivos institucionais do Sebrae.

Dessa forma, a partir de 2016 a Sustentabilidade passou a contar com diretrizes próprias para inclusão de iniciativas no processo de Planejamento Plurianual, onde são definidos todos os resultados e metas a serem atingidos pelo Sebrae nos próximos exercícios além da alocação de recursos para esses objetivos.

A partir de 2018 a Sustentabilidade também passou a integrar uma nova métrica de resultados entre unidades do Sebrae no Paraná denominada Meta Integradora. As Metas Integradoras visam  promover a ação conjunta, complementar e interdependente entre diferentes equipes para o alcance de resultados definidos como prioridades para o Sebrae.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast