O Sebrae busca constantemente o estabelecimento de parcerias relevantes ao desenvolvimento e aprimoramento das questões de Sustentabilidade em sua gestão interna. Para essa finalidade, o Comitê Executivo de Sustentabilidade procura identificar melhores práticas adotadas por empresas consideradas como referência no mercado, avalia sua aplicação ao negócio do Sebrae e desenvolve propostas de implantação que são submetidas à Diretoria para deliberação.

Conheça a seguir algumas das principais referências de Pactos Nacionais estudados para a incorporação de novas práticas à gestão sustentável do Sebrae.

Adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

A adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo é um compromisso voluntário. Muito mais do que uma simples declaração de intenções, essa adesão representa o comprometimento do Sebrae no Paraná em promover ações que preservem o direito ao trabalho digno e sua preocupação com a Responsabilidade Social.

Como signatário, anualmente o Sebrae apresenta ao InPacto um plano de ações contemplando suas iniciativas e práticas que serão realizadas no próximo exercício orçamentário. Entre as ações desenvolvidas, podemos citar a inclusão de previsão em normativos internos proibindo o Sebrae de contratar empresas envolvidas em casos de práticas de trabalho análogo ao escravo. Essa verificação se dá por meio de consulta à Lista Suja disponibilizada pelo MTE e é aplicada também às renovações anuais de contratos com nossos fornecedores.

Clique aqui para saber mais sobre o InPacto ou clique aqui para consultar a Lista Suja/MTE.

Pacto Global – ONU

Embora ainda não seja oficialmente signatário do Pacto Global, o Sebrae vem desenvolvendo diversas ações relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, preparando-se para essa formalização em um futuro próximo. Em 2018 foi viabilizada a participação de membros do Comitê Executivo de Sustentabilidade em treinamentos promovidos pelo Sebrae Nacional com a finalidade de capacitar colaboradores para disseminar as informações do Pacto Global em seus estados.

A expectativa é que os trabalhos avancem rapidamente e com boas perscpectivas de adesão de todo o Sistema Sebrae no decorrer de 2019.

Clique aqui para saber mais sobre o Pacto Global.

GHG Protoccol

O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases geradores do efeito estufa (GEE) que foi originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI) e é hoje o método mais usado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE.

Essa iniciativa foi adaptada ao contexto nacional Brasileiro em 2008 pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV e pelo WRI em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

A partir de 2018 o Sebrae passou a utilizar o método de cálculo de emissões disponibilizado pelo Programa Brasileiro GHG Protocol como forma de mensurar e monitorar as emissões de GEE decorrentes de suas operações, bem como avaliar alternativas para redução ou mesmo compensação dessas emissões. A ferramenta é gratuita, disponibilizada em formato de planilha e acompanhada por um conjunto de documentações e notas técnicas de suporte que orientam sua utilização e operação.

Clique aqui para saber mais sobre o GHG.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast