Saber empreender não é apenas saber abrir e gerenciar negócios. Empreendedorismo é muito mais que isso. É adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida.

Para ser um bom empreendedor, não basta ser bom de negócios, é necessário ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo.

Para lhe auxiliar a desenvolver essas competências, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae oferece cursos dos quais você pode participar: Despertar; e Crescendo e Empreendendo. Abaixo, saiba mais sobre cada um deles.

Despertar

O Despertar é um curso para você, estudante do ensino médio, que procura ter mais oportunidades, que sabe o que quer, que tem visão de futuro e, para isso, busca uma formação que possibilite a construção de um projeto de vida.

O estudante do ensino médio que participar do curso Despertar terá a oportunidade de:

  • Compreender aspectos básicos do empreendedorismo e do mercado para saber como melhor atuar no mundo do trabalho;
  • Despertar sua capacidade instigadora para observar características pessoais empreendedoras;
  • Refletir sobre as características essenciais aos empreendedores e predispor-se a desenvolvê-las;
  • Elaborar plano de ação para realizar seus objetivos de vida, planejar e organizar a Feira do Jovem Empreendedor, para comercializar serviços e/ou produtos que irão produzir em grupo.

O Despertar possibilita ao estudante desenvolver planos criativos para conhecer o mundo do trabalho, aprendendo a vencer as adversidades.

Crescendo e Empreendendo

O objetivo desta solução educacional é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que ele conheça esse universo e se predisponha a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.

O curso é trabalhado no formato de oficinas. Essa solução pode ser aplicada especialmente em projetos sociais com ações educacionais e em propostas pedagógicas de curta duração.

As 12 horas do curso Crescendo e Empreendendo estão divididas em quatro encontros:

  • Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras
  • Encontro 2 – Características de Comportamento Empreendedor
  • Encontro 3 – Trabalho e Negócio
  • Encontro 4 – Pensando no Futuro

Como participar

Secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens interessadas em aplicar uma das soluções educacionais para com os seus estudantes devem procurar o Sebrae pelo 0800 570 0800 para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.

É importante destacar que a capacitação de professores não envolve custos financeiros para o parceiro. Ela é totalmente subsidiada pelo Sebrae.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast